José Melo destaca importância do Cindacta IV para o monitoramento do espaço aéreo da Amazônia

O governador do Amazonas, José Melo, destacou a importância do Quarto Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle do Tráfego Aéreo (Cindacta IV) para o bom funcionamento do espaço aéreo da Amazônia e segurança das fronteiras do Brasil na região. Ele esteve presente, nesta sexta-feira, 27 de novembro, da solenidade de comemoração pelos dez anos do Cindacta IV.

_DSC9338

Acompanhado do comandante do Centro Integrado de Defesa, coronel aviador Carlos Henrique Afonso Silva, e do tenente brigadeiro do ar, Carlos Vuyk de Aquino, o governador conheceu parte das instalações do órgão, como a sala de Comando e Controle Aéreo, onde é feito o controle e monitoramento de todas as aeronaves que trafegam no espaço aéreo brasileiro.

“O que eu vi hoje é um sistema super organizado, que controla os voos de toda a região amazônica e garante a segurança de milhares de passageiros e, também, a soberania nacional sobre o espaço aéreo brasileiro. Então, para alguém como eu que voa quase toda semana para acompanhar ações do Governo no interior, é tranquilizador saber que podemos contar com um órgão como o Cindacta”, afirmou José Melo.

O governador também destacou o apoio que o Cindacta IV sempre oferece ao Governo do Amazonas em casos de desastres naturais na região e em momentos de cheia e seca dos rios. O apoio reforça as ações de socorro e assistência às famílias atingidas pela subida dos rios ou pelas grandes estiagens que têm afetado a região nos últimos anos. “Essa ajuda tem sido fundamental para que nós consigamos prestar esse auxílio”, frisou.

O Cindacta IV atua no monitoramento dos nove Estados da Amazônia, além de auxiliar no monitoramento do espaço aéreo de Estados do Nordeste e do Centro-Oeste brasileiro, conforme explicou o comandante do órgão, coronel aviador Carlos Henrique Afonso. Ele também ressaltou que todo o trabalho desenvolvido é feito com alta tecnologia de monitoramento e que o Brasil está no primeiro patamar nesse setor de controle de tráfego aéreo e vem desenvolvendo tecnologia nessa área.

Durante a solenidade de comemoração do aniversário do Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo, que além da presença do governador José Melo contou com a participação de outras autoridades civis e militares, 28 militares da aeronáutica foram homenageados pelos serviços prestados às Forças Armadas brasileiras ao logo dos anos, recebendo medalhas de ouro, prata e bronze.

PORTAL DO AMAZONAS.COM

REDAÇÃO- (92) 3877-4539 contato@portaldoamazonas.com / socorromaia@portaldoamazonas.com/danielmanauara@portaldoamazonas.com

Related Articles

Check Also

Close
Close