Ipaam aponta que 90% dos agricultores no Amazonas se encaixam no perfil de produtor familiar

Os dados são do Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural (Sicar)

O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) aponta que quase 90% dos proprietários rurais no Amazonas possuem até quatro módulos fiscais (área medida por hectare), e por isso fazem parte do perfil de produtor rural familiar. O Cadastro Ambiental Rural (CAR) é a principal ferramenta para a gestão ambiental dessa modalidade e desenvolvimento do estado, e funciona como um instrumento de orientação para os pequenos produtores rurais.

É o caso do produtor rural familiar, Manoel Ferreira de Lima, que possui uma propriedade com 24 hectares, localizada no município de Rio Preto da Eva (a 70 km de distância de Manaus). Ele fez a inscrição do CAR em 2017, e hoje colhe os frutos por seguir um modelo de manejo voltado para a preservação ambiental.

Manoel cultiva plantas nativas da região e possui uma atividade quase de subsistência, e mesmo assim conseguiu ter o CAR aprovado e ainda recebe benefícios por serviços ambientais. É o que aponta a gerente de Controle Agropecuário do Ipaam, Maria Luziene Alves.

“O CAR dele chegou ao último estágio de análise sem nenhuma pendência. Além de ter um excedente de vegetação na propriedade, que resultou em um pagamento por serviços ambientais, por meio do projeto Floresta+ Amazônia, que só é possível para as propriedades que estejam na mesma situação que a do seu Manoel”, ressaltou.

Ficha de cadastro do imóvel do agricultor Manoel F. de Lima – GCAP/ Ipaam

Para o agricultor, o CAR veio para orientar o produtor rural em como utilizar os recursos naturais de forma consciente, além de dar maior visibilidade para os produtores.

“O CAR veio para mim em hora muito boa, porque realmente eu não sabia o que estava fazendo. Aí encontrei com Ipaam, que me ajudou e ainda está ajudando. Quando temos alguma dúvida a gente vai com eles e eles nos orientam bem”, afirma Manoel.

Ele aconselha as pessoas que ainda não realizaram a inscrição sobre a importância do cadastro.

“Eu fiquei muito feliz em ser incluído no Floresta+ e espero que venha mais gente. Por isso deixo essa mensagem, faça o CAR, busque ser orientado, busque se documentar, porque você está sendo visto pelas autoridades competentes, por pessoas que sabem do que você precisa e sabem como você tá agindo dentro do nosso planeta”, completa.

Toda a experiência do agricultor Manoel Ferreira com o CAR pode ser ouvida no novo produto de mídia do Ipaam, o podcast “Conta Aí Ipaam”, pelo link https://spoti.fi/3NDJ4vg. No podcast, Manoel conta com muita paixão detalhes sobre sua propriedade, intitulada por ele de “Rancho Fundo”.

Related Articles

Check Also

Close
Close