Intervenção artística comemora 125 anos do Teatro Amazonas

Apresentação cênica e visita com performances vão ser realizadas no patrimônio histórico, nos dias 20 e 21 de dezembro

Nos dias 20 e 21 de dezembro, uma programação especial e gratuita comemora os 125 anos do Teatro Amazonas. Na próxima segunda-feira (20/11), no entorno do patrimônio histórico, vai ser realizada uma apresentação cênica composta de personagens que fizeram parte da construção do edifício. E na terça-feira (21/11), o público pode acompanhar uma visita performática no Teatro.

“Esta é mais uma das atividades alusivas ao aniversário de inauguração do nosso querido Teatro Amazonas e que é aberta a todos que quiserem prestigiar”, declara o secretário de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz.

De acordo Sigrid Cetraro, diretora do Teatro Amazonas, a programação da segunda-feira, que inicia a partir das 18h, conta com desfile de uma banda marcial ao redor do Teatro Amazonas, além de atores convidados para simular a época da construção da casa de ópera da capital amazonense.

“Alguns atores farão um pequeno cortejo com a banda, que vai subir a rampa da rua José Clemente e se posicionar onde se encontra a estrutura da cúpula do Teatro, do artista Jandr Reis, atrás do Teatro”, explica Sigrid. “Depois, eles retornam pelo lado da rua 10 de julho até a frente do Teatro, onde serão realizadas as performances”, destaca.

Na frente do Teatro Amazonas, personagens emblemáticos da história do patrimônio, como o ex-governador Eduardo Ribeiro, além dos artistas Crispim de Amaral e Domenico De Angelis, irão falar ao público. O supervisor cultural Jorge Kennedy, um dos idealizadores da programação, explica que os personagens usarão técnicas da commedia dell’arte (teatro popular que surgiu no século 15) para se relacionar com o público de uma forma irreverente.

“Há diversas histórias sobre o Teatro Amazonas que o tornaram uma lenda. E nossa proposta é relacionar essas histórias com a história de Manaus e, também, com a história da população. Os personagens vão contextualizar essas histórias para a época atual. Eduardo Ribeiro vai tentar convencer os políticos da construção e da importância de um teatro para a cidade. E as performances vão estar interligadas ao redor deste tema”, explica.

Kennedy explica que a intervenção artística deve durar cerca de 1h30. Ao final, Eduardo Ribeiro convidará a população para a grande inauguração do Teatro, que vai ser justamente a visita performática, no dia 21 de dezembro, terça-feira”, ressalta.

Visita performática – Na terça-feira (21/12), quem visitar o Teatro Amazonas, das 10h às 13h, poderá presenciar performances artísticas no local. Bailarinos e músicos dos Corpos Artísticos, além dos artistas convidados, estarão posicionados em diversos pontos do edifício. Neste dia, a visita é gratuita para os turistas, já que o amazonense já tem direito à gratuidade.

“Vai ser como se cada pessoa vivenciasse o dia a dia de um teatro, com o seu trabalho artístico, que é algo dinâmico na rotina do local. O público verá esses artistas no Hall, no café, no Salão Nobre, na varanda, entre outros pontos”, informa Sigrid.

Ainda segundo Kennedy, a ideia é fazer com que os visitantes entendam que o Teatro é uma casa de trabalho artístico, com performances que mostram os artistas ensaiando para algum espetáculo. “É sobre a energia de criação do local, sobre esses processos criativos. As pessoas verão não um espetáculo pronto, mas a confecção do trabalho artístico, como uma preparação vocal, uma leitura dramática, a montagem de uma coreografia, com os artistas sendo o espírito desse teatro”, comenta o supervisor.

A programação artística tem coordenação geral de Sigrid Cetraro, concepção e direção artística de Jorge Kennedy, textos de Mencius Figueiredo, direção teatral de Elizeu Melo, e grande elenco.

PORTAL DO AMAZONAS.COM

REDAÇÃO- (92) 3877-4539 contato@portaldoamazonas.com / socorromaia@portaldoamazonas.com/danielmanauara@portaldoamazonas.com

Related Articles

Check Also

Close
Close