Iniciativa do Governo do Amazonas e Coca-Cola Brasil, ‘Recicla, Galera’, promove reestruturação da Associação de Catadores de Parintins

Novos equipamentos contribuirão para que Ascalpin possa ampliar sua atuação

O Governo do Amazonas e a Coca-Cola Brasil, por meio da campanha ‘Recicla, Galera’ promoveram a reestruturação da Associação de Catadores de Parintins. Na quarta-feira (23), os membros da associação Ascalpin receberam mais 290 itens, entre eles triciclos, empilhadeira, camisas, botinas, calças, bonés, luvas de algodão, notebook, impressora, bebedouro e smart pallets.

O ‘Recicla, Galera’ é a principal ação ambiental do 55º Festival Folclórico de Parintins. Com objetivo de dar a destinação correta para os resíduos recicláveis gerados durante o Festival, a campanha atua em quatro frentes distintas: educação ambiental, destinação de resíduos dos bumbás, fortalecimento dos catadores e estruturação da coleta seletiva em Parintins, com ações antes, durante e depois do festival.

FOTOS: Camila Batista/Coca-Cola Brasil

“As pessoas estão no centro do nosso negócio e gerar impacto positivo onde atuamos é um dos propósitos da empresa. A estruturação da associação faz parte do nosso compromisso com o Amazonas para contribuir com o desenvolvimento econômico e social da região”, destacou o diretor de Relações Governamentais da Coca-Cola Brasil, Victor Bicca.

A secretária executiva-adjunta de gestão ambiental da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), Fabrícia Arruda, reforça a importância da parceria com a Associação de Catadores. Segundo ela, o investimento vai permitir a melhoria do trabalho desenvolvido pelos associados. “Esse trabalho do Governo do Amazonas e da Coca-Cola Brasil é extremamente importante – tanto para garantir que haja menos resíduos espalhados pelas ruas de Parintins, mas, também, para fomentar a geração de renda sustentável para a Associação de Catadores”, destacou.

Todo o material descartado nos mais de 30 ecopontos do “Recicla, Galera” espalhados pela cidade e nos ecopontos das galeras no Bumbódromo será entregue para a Ascalpin, que fará a venda dos resíduos para reaproveitamento da matéria-prima.

FOTOS: Camila Batista/Coca-Cola Brasil

Para a presidente da Ascalpin, Marcivone Casemiro, a associação ganha a chance de ampliar sua atuação no município com o recebimento dos equipamentos. “Esse material vem somar com o trabalho que já realizamos aqui. Eles vão fortalecer a nossa associação. Com eles vamos alcançar mais materiais e aumentar a coleta seletiva.  Vamos avançar ainda mais no envio de materiais para reciclagem e ampliar o nosso envio para o mercado”, comemora.

Sobre o ‘Recicla, Galera’

A ação é uma parceria do Governo do Amazonas junto à Coca-Cola Brasil e conta, ainda, com a Sema e Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam). A execução operacional da campanha ocorre por meio da Impact Hub Manaus. O projeto também tem o apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SEC), da Solar Coca-Cola e da empresa Santa Luzia. A ação também envolve a Prefeitura de Parintins, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Sedema), bem como a Ascalpin, e as associações folclóricas dos dois bois, Garantido e Caprichoso.

Sobre a Coca-Cola Brasil

O Sistema Coca-Cola Brasil atua em cinco grupos de bebidas — colas, sabores, hidratação, nutrição e emergentes — com uma linha de 260 produtos, entre sabores regulares e versões sem açúcar ou de baixa caloria. Composto por nove grupos de fabricantes franqueados, o Instituto Coca-Cola Brasil, mais Verde Campo e a parceria com Leão Alimentos e Bebidas, o Sistema emprega diretamente 56,6 mil funcionários. A empresa aposta em inovação para ampliar seu portfólio e atingir o objetivo de destinar corretamente o equivalente a 100% de suas embalagens até 2030. A Coca-Cola Brasil trabalha para oferecer cada vez mais opções com menos açúcar adicionado e no incentivo a iniciativas que melhorem o desenvolvimento econômico e social das comunidades onde atua.

Related Articles

Check Also

Close
Close