Implurb dá início aos trabalhos de revitalização da Praça da Matriz

 

As obras de revitalização, recuperação e reforma da Praça da Matriz começaram nesta terça-feira, 14, e seguiram na manhã desta quarta-feira, com os trabalhos de prospecção no local, com máquinas e homens fazendo uma verdadeira raspagem no calçadão e vias atrás dos tapumes. A obra faz parte do PAC Cidades Históricas, com recursos da Caixa Econômica Federal, no total de R$ 6.554.322,14. O projeto tem aprovação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Foto: Assessoria/ Implurb
Foto: Assessoria/ Implurb

Nesta etapa inicial de prospecção, as escavações são realizadas para tentar evidenciar se existe material característico e quais as quantidades de pavimentação original que estão sob o solo como paralelepípedos e pedras de lioz.

PROJETO

O projeto da Praça da Matriz prevê a reabertura da avenida Eduardo Ribeiro, recuperação das áreas pavimentadas com adaptação dos passeios públicos para ampla acessibilidade a deficientes físicos, requalificação do canteiro central, paisagismo, iluminação, sinalização, drenagem e mobiliário urbano.

Com o canteiro central refeito, por exemplo, o Relógio Municipal e o Obelisco em frente ao porto terão maior destaque visual. Os elementos ficarão em estruturas fora do canteiro central, mas seguindo o mesmo traçado, compondo paisagem com os futuros jardins que serão instalados no espaço, enriquecidos pela iluminação tipo cajado de São José e por luz cênica.

 

PORTAL DO AMAZONAS.COM

Redação (92) 3877-4538 contato@portaldoamazonas.com

Related Articles

Check Also

Close
Close