Hospital Delphina Aziz, vai realizar transplante renal em 2023, diz Wilson Lima

Facebook
Twitter
WhatsApp
Foto: Diogo Peres- Secom

MANAUS – Em 2023, o Hospital Delphina Aziz vai passar a realizar transplante renal, é a primeira vez que tal procedimento ocorrerá no estado do Amazonas.O anúncio foi feito pelo governador do Amazonas e candidato à reeleição, Wilson Lima (União Brasil) em uma entrevista a emissora de TV nesta segunda-feira (24.10).

“A partir do ano que vem a gente vai começar a fazer transplante renal no Hospital Delphina Aziz. É a primeira vez que isso vai acontecer no estado do Amazonas. Inclusive os pacientes já começam aquele processo de preparação”, disse Wilson Lima.

O Governador destacou, a ampliação dos atendimentos no Hospital Delphina Aziz. Segundo Wilson antes da sua gestão, a unidade de saúde funcionava com apenas 30% da sua capacidade e hoje opera com 100%.

Durante a entrevista Wilson pontuou, os principais avanços da sua gestão, assumiu o compromisso que terão continuidade e serão ampliados, a exemplo da implantação de leitos de UTI no interior. Atualmente há 31 UTIs nas cidades de Parintins, Tabatinga e Tefé. 

Wilson afirmou que recebeu a saúde visivelmente sucateada, consequência de 40 anos de descaso da rede pública, as unidades estavam vivendo um caos total, segundo o governador os investimentos, são necessários para corrigir esse atraso que fizeram com que ele herdasse um sistema de saúde precário quando assumiu o governo em 2019.

Estamos trabalhando para corrigir um atraso de 40 anos. Colocamos, pela primeira vez na história, UTIs no interior, e o próximo município a receber leitos de UTI é a cidade de Humaitá, aqui no sul do Amazonas. Quando eu assumi o governo, a Central de Medicamentos tinha apenas 12% do estoque de medicamentos e hoje o abastecimento é acima de 80%”, ressaltou.

Em seu segundo mandato, Wilson vai inaugurar quatro novos hospitais no estado para ampliar os atendimentos de saúde, vai fazer Policlínicas nas cidades polo e realizar mutirões permanentes de atendimentos de saúde,

O plano de governo do candidato a reeleição do Amazonas Eilson Lima contempla a construção de uma maternidade na zona norte de Manaus e um hospital em Manacapuru, além da conclusão do Hospital do Sangue e do Hospital Veterinário. Os hospitais de Tabatinga, São Gabriel da Cachoeira e os Hospitais Francisca Mendes e João Lúcio serão reformados e ampliados. Ao todo, 22 unidades de saúde serão revitalizadas. 

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Telegram
Print

MATÉRIAS RELACIONADAS

AMAZONAS

TCE - EM PAUTA

MANAUS

ASSEMBLEIA EM PAUTA

CÂMARA EM PAUTA

SÉRIE O AMAZONAS