A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), conseguiu reunir mais de 350 pessoas no abraço simbólico à lagoa do Parque Lagoa do Japiim, na zona Sul, na noite deste sábado, 28, marcando o terceiro ano consecutivo de adesão da cidade de Manaus ao movimento Hora do Planeta, promovido em todo o Mundo pela ONG WWF.

O ato contou com a presença do secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Itamar de Oliveira Mar, e a secretária municipal de Educação Kátia Schweickardt, que destacaram a relevância da adesão ao movimento e o gesto simbólico de apagar as luzes como uma forma de reflexão. Com velas acesas e em silêncio, as centenas de pessoas, entre homens, mulheres e crianças, fizeram uma marcha pela conscientização circundando a lagoa para demonstrar sua preocupação com a conservação dos recursos naturais e os benefícios que geram para o homem. O abraço aconteceu logo após o desligamento das luzes dos 45 postes de iluminação existentes no parque.
O evento da Hora do Planeta contou com o apoio da Manauscult, Seminf, WWF, Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Ciesa, Associação dos Moradores do Japiim, Grupo de Voluntários do Greenpeace, Associação Torcida do Amazonas, Faculdade Estácio do Amazonas, Ideias de Maria, Coletivo Artístico Difusão, Reche Galdeano & Cia Ltda. A organização do evento em Manaus foi do Departamento de Arborização e Paisagismo (Deap) da Semmas, responsável pela gestão do Parque Lagoa do Japiim. Foram distribuídas 300 mudas de espécies frutíferas e ornamentais.