Homenagens marcam comemoração de nove anos do Samu

A comemoração de aniversário de nove anos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-192) foi marcada por homenagens a servidores, profissionais de saúde e gestores públicos que têm contribuído, direta ou indiretamente, para a melhoria do atendimento de urgência e emergência no município de Manaus.

_AFP1534

A cerimônia de homenagem aconteceu nesta terça-feira, 24, no auditório do Parque Municipal do Idoso, bairro Nossa Senhora das Graças. O prefeito Arthur Virgílio Neto, um dos homenageados pela direção do Samu, ressaltou a importância do trabalho dos profissionais que atuam diretamente salvando a vida de pessoas e que deve ser valorizado por toda a sociedade.

“A Prefeitura de Manaus investe na ampliação do serviço com a aquisição de ambulâncias, na construção de novas estruturas como o Posto Médico Avançado na Ponta Negra e qualificação de profissionais. Além disso, já demos início ao processo de um Samu Metropolitano, que vai beneficiar municípios vizinhos, e estamos preparando a instalação de uma nova base no bairro Puraquequara e de uma nova sede”, destacou o prefeito.

_AFP1474

Atualmente, o Samu conta com nove bases terrestres, uma base fluvial e uma Central de Atendimento, onde concentra a regulação médica e o setor administrativo. O município de Manaus conta com 56 Unidades Móveis para atendimento da população, sendo 34 ambulâncias do tipo Unidades de Suporte Básico (USBs), oito do tipo Unidades de Suporte Avançado (USAs), 12 motolâncias e duas ambulanchas. Em noves anos de existência, o Samu recebeu mais de 2,9 milhões de ligações.

Durante a cerimônia de homenagem, o secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão Neto, destacou que é determinação do prefeito fazer com que o Samu seja uma das prioridades da área da saúde, considerando o trabalho essencial para a vida das pessoas. “Nessa data festiva, quero agradecer a todos os 959 servidores do Samu e lembrar as vidas que foram salvas nesses nove anos. É nossa meta fazer com que o Samu continue um serviço de excelência”, reforçou.

O Samu conta com profissionais médicos socorristas, enfermeiros socorristas, técnicos de enfermagem socorristas, condutor de motolância socorrista, condutor de ambulância socorrista, psicólogo, assistente social, auxiliar de serviços gerais, operadores de rádio, telefonista, farmacêutico, Arrais (prático de lancha), copeiro, lavadeiro e administrativos. Entre os 959 servidores, 98% são concursados.

PORTAL DO AMAZONAS.COM

REDAÇÃO- (92) 3877-4539 contato@portaldoamazonas.com / socorromaia@portaldoamazonas.com/danielmanauara@portaldoamazonas.com

Related Articles

Check Also

Close
Close