Higiene das mãos: Saúde reforça a importância do hábito para prevenção de doenças

Dia Mundial de Higiene das mãos é celebrado nesta sexta-feira
Facebook
Twitter
WhatsApp
Foto: Edson Piola/portaldoamazonas.com

No dia 5 de maio é celebrado o Dia Mundial da Higienização das Mãos e a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), reforça a importância da higienização das mãos como medida de prevenção a diversas doenças, principalmente as transmitidas por vírus e bactérias.

A data foi estabelecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e busca conscientizar a população para o hábito de higienizar as mãos durante o cotidiano, visto que esta medida é a mais simples e uma das mais eficazes para a prevenção de doenças, como gripes, resfriados, diarréias, hepatites, infecções e doenças respiratórias, como a Covid-19 e gripe (influenza).

“É necessário enfatizar a importância da higiene das mãos na prevenção de doenças. A lavagem frequente das mãos faz parte do rol de hábitos de higiene adequados e fundamentais para a saúde pública e para prevenir a disseminação de doenças infecciosas”, destaca a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim.
A prática de lavar as mãos é fundamental para proteger tanto a própria saúde quanto a dos demais, principalmente, em locais de grande circulação, como escolas, hospitais e transporte público. A coordenadora da Comissão Estadual de Prevenção e Controle de Infecção em Serviços de Saúde (Ceciss) na FVS-RCP, a enfermeira Evelyn Campelo, ressalta que as mãos são um dos principais meios de transmissão de microorganismos.

“A higienização das mãos é uma das formas mais eficazes de prevenir a disseminação de doenças e infecções. E é essencial que as pessoas se conscientizem da importância, fazendo dessa prática um hábito e incorporando-a na rotina diária para manter a saúde de si mesmo e de outras pessoas ao seu redor”, destaca a enfermeira.

O hábito de manter as mãos higienizadas é presente na vida cotidiana da auxiliar escolar Joely Melo, de 39 anos, que atua em uma unidade de educação infantil em Manaus. “Tenho contato direto com crianças e manter as mãos limpas é muito importante. Durante o trabalho, lavo as mãos com frequência e faço uso de álcool em gel para garantir que estou protegendo a minha saúde, a dos alunos e a dos meus colegas de trabalho”, afirma.

Ambiente hospitalar

Nas unidades de saúde, a higienização das mãos é extremamente importante para a prevenção de infecções hospitalares. Os profissionais de saúde devem seguir rigorosamente as práticas de higiene das mãos, que incluem lavagem das mãos com água e sabão ou uso de álcool em gel para as mãos, antes e depois de cada contato com o paciente.

A coordenadora do Núcleo de Segurança do Paciente da Policlínica Codajás, a enfermeira Andréa Procópio, da SES-AM, destaca que a higienização das mãos impacta o controle de infecções e segurança do paciente em ambiente hospitalar. “A higienização das mãos nos ajuda a prevenir infecções cruzadas, ou seja, pela transmissão de microorganismo de pessoa para pessoa por superfícies contaminadas. Além disso, nos ajuda a minimizar os riscos em relação a proliferação e disseminação de vírus e bactérias, através das mãos”, ressalta.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Telegram
Print

MATÉRIAS RELACIONADAS

TCE - EM PAUTA

MANAUS

ASSEMBLEIA EM PAUTA

CÂMARA EM PAUTA

SÉRIE O AMAZONAS