Haitianos refugiados em Manaus começam a trazer os filhos

2014-778501744-haiti2.jpg_20141223
Foto: Natalia Lucas/ O GLOBO

Passados quase cinco anos do terremoto que devastou o Haiti, em janeiro de 2010, os haitianos refugiados no Brasil começam a dar os primeiros passos para a estabilidade. Dados do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) apontam que entre 2010 e 2014, em Manaus, foram expedidas 9.016 Carteiras de Trabalho para haitianos. Na época do desastre, os homens vieram para o Brasil, deixando para trás mulheres e filhos. Agora, com emprego, começam a trazer suas famílias.

A rede municipal de ensino, segundo informações da Secretaria municipal de Educação (Semed), tem 77 haitianos matriculados. A secretaria, segundo a coordenadora de Diversidade da Semed, Lídia Helena Mendes, passou a receber as crianças estrangeiras no fim de 2013.

O aprendizado das crianças haitianas chamou a atenção na Avaliação do Desempenho Escolar (ADE). Aplicada em novembro, em todas as escolas da rede pela Secretaria de Educação do Município, a ADE serve como instrumento de mensuração do nível de aprendizagem de cada escola. Das oito turmas da escola Waldir Garcia, duas tiveram alunos haitianos em primeiro lugar na avaliação.

Ainda que muitos haitianos já tenham conseguido levar a família para Manaus, outros tantos ainda precisam de ajuda para se reerguer. A ONG Ama Haiti, criada em 2011, abriga, numa casa de três andares, no bairro Parque das Laranjeiras, 40 homens, a maioria recém-chegada do Haiti.

Coordenador do projeto da ONG, Michael Pessoa conta que a maior dificuldade dos haitianos é conseguir emprego dentro das leis trabalhistas:

Os patrões querem contratar avulso, sem assinar a carteira deles, apesar de todos estarem com a documentação regularizada e aptos a ter a Carteira de Trabalho assinada. Assim, há os que preferem trabalhar como autônomo, vendendo picolé, por exemplo, do que trabalhar sem carteira assinada, sem segurança.

PORTAL DO AMAZONAS.COM

Redação (92) 3877-4538 contato@portaldoamazonas.com

Related Articles

Check Also

Close
Close