Governo do Estado e Sindicato dos Vigilantes marcam nova rodada de discussões para terça-feira, 21

Facebook
Twitter
WhatsApp

Uma reunião para a próxima terça-feira, dia 21 de julho, foi acertada entre o secretário de Estado de Planejamento, Thomaz Nogueira, e os representantes do Sindicato dos Empregados em Empresas e Vigilância de Manaus (Sindevam) para tratar da eventual substituição da segurança armada por agentes de portaria como medida para o enxugamento de custos do Governo. Um estudo com mapeamento dos setores da administração pública estadual que podem operar com agentes de portaria sem comprometer a segurança patrimonial e de pessoal está sendo concluído pelo Comitê Estratégico de Gestão do Estado.

greve
Foto: Euzivaldo Queiroz

Thomaz Nogueira explicou aos membros da diretoria do Sindevam que o Governo está empreendendo um grande esforço para garantir a manutenção da máquina pública mesmo com os impactos da crise econômica que afeta o país como um todo e, sobretudo, o Amazonas. “Tivemos o pior primeiro semestre da história, com uma perda de R$ 200 milhões na arrecadação”, comentou o secretário.

A repactuação de contratos com empresas terceirizadas de segurança é uma ação que se faz necessária na tarefa de diminuir os gastos, disse Nogueira. “O Estado vem fazendo o seu papel. Já cortou 702 cargos e custos de operação, mas a crise de aprofundou. Não é uma medida que agrade, mas o nosso compromisso é com a governabilidade”, acrescentou.

Entre as medidas estudadas pela equipe de técnicos do Governo estão a utilização de agentes de portaria durante o dia e agentes da policia militar durante a noite, nos órgãos que podem operar com esse modelo de segurança. “É uma forma de racionalização dos gastos com o menor dano possível”, ponderou.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Telegram
Print

MATÉRIAS RELACIONADAS

TCE - EM PAUTA

MANAUS

ASSEMBLEIA EM PAUTA

CÂMARA EM PAUTA

SÉRIE O AMAZONAS