Governo do Amazonas realiza solenidade em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente

O evento foi realizado na Assembleia Legislativa do Amazonas e foi marcado pela apresentação do balanço de atividades de um ano da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e assinatura do termo de cooperação institucional de prevenção, mitigação e resposta a incêndios florestais

IMG_6055

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) realizou na segunda-feira, 6 de junho, uma solenidade na Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM), zona centro-sul, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente com um balanço de um ano da pasta. O evento também marcou a assinatura do termo de cooperação institucional de prevenção, mitigação e resposta a incêndios florestais no Amazonas.

O documento assinado pela Sema, Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), Corpo de Bombeiros e Defesa Civil do Estado formaliza o trabalho conjunto realizado desde o ano passado entre as pastas no combate e monitoramento as queimadas. A meta é fortalecer as estratégias para trabalhar na prevenção, a fim de evitar que o Estado volte a registrar números de focos de calor como no ano passado.

Avanços – O secretário de Estado do Meio Ambiente (Sema), Antonio Stroski, destacou os avanços obtidos pela pasta na agenda ambiental em apenas um ano de gestão, mesmo com um cenário econômico desfavorável no País. Entre os destaques estão o aumento do mosaico das unidades de conservação (UCs), intensificação do combate ao desmatamento, queimadas e incêndios florestais, aumento do número de Cadastro Ambiental Rural (CAR), implementação do Zoneamento Ecológico Econômico (ZEE) do Rio Madeira, gestão de Resíduos Sólidos e Recursos Hídricos, além da criação da estrutura que comporá a Política Florestal do Estado e Lei de Serviços Ambientais, sancionado em dezembro do ano passado.

“Conseguimos avançar na agenda ambiental contrariando a realidade que indicava o oposto. Ainda este ano teremos importantes realizações na agenda ambiental. Colocamos como meta reduzir focos de queimadas e estabelecer os critérios necessários para alcançar o desmatamento ilegal zero, combater os crimes contra a fauna e degradação florestal. Esse é o cenário que queremos compartilhar”, disse Stroski.

Reflexão – Para a diretora-presidente do Ipaam, Ana Aleixo, o mês de junho precisa ser visto como um momento para reflexão sobre como o ser humano está tratando o meio ambiente. “O Mês do Meio Ambiente precisa ser o período de reflexão para questionar como estamos cuidando da nossa casa, da nossa natureza. Esse cuidado começa pela ponta do cigarro que é jogado pela janela do carro. Cuidar do meio ambiente não é dever do outro, é dever nosso. É um mês de reflexão para que possamos agir para preservar o meio ambiente e impedir ele seja destruído”, ressaltou.

De acordo com o comandante geral do Corpo de Bombeiros, Fernando Sérgio Luz, a corporação também tem um importante papel na preservação do meio ambiente. “Nossa missão se integra ao trabalho do Sema de preservar as riquezas naturais do Amazonas. Isso se fortalece ainda mais com a instalação da base do Batalhão de Incêndio Florestal e Meio Ambiente (BIFMA) do Corpo de Bombeiros, no Parque Estadual Sumaúma (Parest). Na próxima sexta-feira, faremos a inauguração da base com 30 homens, garantindo a segurança do parque onde poderemos atuar de pronta resposta a qualquer ocorrência de resgate de animais, sinistros e de outra natureza que ocorra na zona Norte de Manaus”, explicou.

PORTAL DO AMAZONAS.COM

Redação (92) 3877-4539 contato@portaldoamazonas.com / socorromaia@portaldoamazonas.com/
Close