Governo do Amazonas prevê ampliação das ações da Cosama no interior do estado

Número de municípios alcançados deve subir para 20 em 2021 e ações devem beneficiar mais de 500 mil pessoas

O Governo do Estado, por meio da Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama), pretende ampliar o atendimento no interior e deve assumir pelo menos 20 municípios em 2021. Com a ampliação, a Cosama passará a atender mais de 500 mil pessoas, levando água tratada e saúde para a população do interior.

“Eu tenho visitado muito o interior e tenho visto a dificuldade que é, e é inaceitável que, no momento que a gente está vivendo, na evolução em que a gente está, sobretudo na evolução científica, tecnológica, a gente ainda tenha dificuldade pra levar água para pessoas. A questão de saneamento básico é definitiva, é essencial na vida das pessoas”, destacou o governador durante encontro com secretários e gerentes da companhia na manhã de quarta-feira (18/11).

Ainda neste ano, foram assumidas as cidades de Atalaia do Norte, que até então registrava casos de contaminação na água por coliformes fecais, e Nova Olinda do Norte, que apresentou problemas na rede de distribuição e água sem tratamento adequado, aumentando de 12 para 14 municípios com saneamento geridos pela companhia.

FOTOS: Bruno Zanardo/Secom

Crescimento – Com o governo de Wilson Lima, a Cosama vive um novo momento. Entre janeiro de 2019 e novembro de 2020, a Companhia já fez o recadastramento de usuários em 14 municípios, saltando de um faturamento de R$ 196 mil para cerca de R$ 720 mil por mês, representando um crescimento de mais de 300%.

Com isso, o Governo do Amazonas pôde investir no maior programa de modernização da história da companhia que começou a ser implantado ainda em 2019, com inovação tecnológica e leitura simultânea.

Atualmente, a Cosama trabalha para aumentar o alcance de projetos como de hidrorretração, a implantação do sistema Gestcom e entrega da conta em tempo real, informatização das agências a implantação de nova política para os laboratórios químicos, contratação de técnicos qualificados, locação um balcão para organização de material onde antes não havia controle e serviço de ouvidoria

Houve também a revitalização do sistema no município de Apuí, entregue neste mês pelo governador Wilson Lima, e a ampliação da rede em municípios como Alvarães, Nova Olinda do Norte, Tabatinga, Atalaia do Norte, Carauari e Manaquiri, totalizando 12 quilômetros de expansão.

Close