Governo do Amazonas, por meio da Cosama, atua na Operação Enchente 2022, em Anamã

Uma das ações emergências para o município é a instalação de três sistemas simplificados do projeto Água Boa

O Governo do Amazonas, por meio da Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama), visando minimizar os efeitos causados pela enchente deste ano no município de Anamã (165 km distante de Manaus) enviou uma equipe de técnicos da Companhia ao município, para realizar um levantamento e avaliação dos impactos que estão sendo gerados. O objetivo é executar o planejamento para que o sistema de abastecimento de água não seja comprometido durante a enchente. A equipe presente conta com engenheiro civil, química, assistente social e geóloga.

Anamã possui sete poços de captação que abastecem a cidade e todos passaram por análise para saber as atuais condições de uso. Os poços estão em processo de limpeza e desinfecção, paralelo a isso, técnicos da Gerência de Projetos (GEPRO) estão realizando um diagnóstico do sistema da distribuição para melhorias na rede de distribuição local.

Uma das ações emergências para o município é a instalação de três sistemas simplificados do projeto Água Boa, onde serão instalados em dois poços de captação, através de um levantamento feito pela equipe técnica da Gerência de Responsabilidade Socioambiental (GERSAM). A equipe verificou pontos estratégicos para as instalações dos sistemas, além de realizar uma pesquisa de dados com a população para saber os danos causados pelas enchentes anteriores e executar um plano de ação de prevenção.

Segundo o diretor-presidente da Cosama, Armando do Valle, a Companhia segue cumprindo as orientações do governador do Amazonas, Wilson Lima, trabalhando nas inúmeras ações de melhorias no abastecimento de água dos municípios e atuando nas ações da operação enchente 2022.

“O governador foi bem claro para que a Cosama preste todo apoio necessário para as famílias do município de Anamã e hoje a nossa missão é proporcionar água tratada à população com a instalação do projeto Água Boa e executando operações emergenciais para que a enchente não prejudique o fornecimento de água”, destacou Valle.

FOTOS: Divulgação/Cosama

Para a gerente da GERSAM, Cláudia Cruz, é importante prestar toda assistência aos moradores nesse período de cheia, principalmente em relação a água tratada.

“A equipe do serviço social encontra-se em Anamã para ouvir os moradores e prestar toda a assistência necessária através do projeto Água Boa sendo uma solução imediata para a população neste momento tão delicado.” disse Cruz.

De acordo com a equipe da Gerência de Operação e Manutenção (GEROP), os poços foram selecionados de forma criteriosa para atender a demanda da “Operação Enchente” proporcionando água potável à população.

Operação Enchente 2022 – Na última sexta-feira (29/04), foi anunciada uma operação, montada pelo governo do Estado, para auxiliar as famílias afetadas pela subida dos rios com o envio de ajuda humanitária, ações de saúde, estratégias para reforçar o abastecimento de água potável nos municípios, além da distribuição do cartão Auxílio Enchente. De acordo com as atualizações da Defesa Civil, 12 municípios se encontram em situação de emergência e 37 em alerta.

Related Articles

Check Also

Close
Close