Na última sexta-feira (20/09), o Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS), do Governo do Amazonas, entregou R$ 198 mil em equipamentos agrícolas para uma associação do setor primário que desenvolve projeto de agricultura familiar no município de Presidente Figueiredo (distante 117 quilômetros de Manaus).
A Organização da Sociedade Civil (OSC) contemplada foi a Associação Comunitária Rio Taboca, que recebeu o incentivo para a compra de equipamentos. Entre eles, um trator agrícola, grade aradora intermediária com 14 discos, roçadeira hidráulica deslocável e plaina frontal agrícola. Com o fomento, cerca de 480 pessoas que possuem a agricultura como fonte de renda serão beneficiadas.
Para a secretária executiva do Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS), Kathelen Santos, o projeto da Associação vai levar grandes melhorias para o trabalhador rural.
“Ao analisar o projeto da comunidade ficamos muito felizes, porque atende a todos os objetivos do Fundo de Promoção Social, que são gerar emprego e renda e melhorar a vida do cidadão no campo”, completou a secretária.
“Eu tenho acompanhado o trabalho que o FPS tem feito, a pedido do governador Wilson Lima, e tenho percebido o quão importante são esses equipamentos para essas comunidades”, disse o secretário de Estado da Produção Rural, Petrucio Magalhães.
A aquisição dos equipamentos agrícolas irá agilizar o escoamento da produção, diminuir o tempo de preparo da terra e aumentar a renda das famílias, por meio de produção de banana, cupuaçu, cana-de-açúcar, coco, farinha, goma, tucupi, laranja, limão, macaxeira, pupunha, pimenta de cheiro e criação de aves caipiras e corte suíno, que são comercializadas no município de Presidente Figueiredo e em feiras de Manaus.
Associação – Localizada na rodovia BR-174, Km 185, ramal da Nona, Km 3,5, a 81 quilômetros da sede do município de Presidente Figueiredo, a Associação Comunitária Rio Taboca foi fundada em 23 de junho de 2003, reunindo associados que buscavam melhorias na educação, produção, escoamento e comercialização da agricultura familiar.