Governo do Amazonas fortalece adesão dos municípios ao Selo Unicef

O Governo do Amazonas vai fortalecer a parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) para expandir a rede de proteção às crianças e adolescentes do Estado. Durante reunião realizada nesta segunda-feira (26/02), na Sede do Governo, com os representantes do Unicef, o governador em exercício e secretário de segurança pública, Bosco Saraiva, destacou que vai impulsionar a adesão de 100% dos municípios amazonenses ao Selo Unicef e fortalecer as políticas públicas nos projetos já implementados pelo Governo Estadual.

O encontro contou com a presença da presidente de honra do Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS), Mônica Mendes, e dos secretários de Assistência Social (Seas), Auxiliadora Abrantes, e Educação (Seduc), Lourenço Braga.

O Selo Unicef é uma certificação internacional concedida pelo Unicef que reconhece avanços reais e positivos na vida de crianças e adolescentes, valorizando o esforço de municípios em ampliar e melhorar políticas públicas que promovam, protejam e realizem direitos da juventude.

“A proteção de crianças e adolescentes requer a participação de todos os municípios. Muitos desses programas já estão implementados, com determinação do governador Amazonino Mendes. O que nos anima é o fato de termos mais parceiros para estender cada vez mais a rede de proteção da criança e do adolescente em nosso Estado”, destacou Bosco Saraiva.

Adesão – Atualmente 56 municípios amazonenses aderiram ao Selo. Os municípios de Tabatinga e São Gabriel da Cachoeira são alguns que faltam aderir ao Selo Unicef. O governador em exercício e secretário de Segurança, Bosco Saraiva, ressaltou que haverá esforço para que todas as cidades possam participar do programa do Unicef.

“Até o momento esses dois municípios juntamente com São Sebastião do Uatumã, Jutaí e Silves ainda não aderiram ao Selo. Mas o Governo do Estado vai trabalhar para que eles possam estar presentes porque ninguém vai ficar de fora dessa proposta do Unicef e dos nossos programas estaduais”, disse.

Agenda – A representante do Unicef no Brasil, Florence Bauer, explicou que o Selo é importante porque traz melhorias da qualidade de vida dos jovens amazonenses. De acordo com Florence Bauer, o objetivo das visitas é estreitar as relações entre o Unicef e os governos municipal e estadual. No dia 27, a representante do Unicef no Brasil segue para Boa Vista, em Roraima, onde cumprirá agenda com as autoridades locais.

“No Amazonas, temos um nível de adesão muito alto, faltam alguns que justamente vamos trabalhar para a adesão da nossa metodologia. O Selo permite que os municípios corram atrás para reduzir a evasão escolar, na redução da violência e uma série prioridades que ajudam as políticas públicas voltadas para os direitos das crianças e adolescentes”, frisou.

A Capacitação dos 56 municípios inscritos no Selo Unicef Município aprovado será realizada nos dias 13 e 14 de março, em Manaus, no Auditório da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM).

Projeto Sinaleiras – Entre as ações já implementadas pelo Governo Estadual pela erradicação do trabalho infantil nas sinaleiras de Manaus, está a colônia de férias “De férias sim, na rua não” que ocorreu entre os meses de dezembro de 2017 e janeiro deste ano. A colônia faz parte do Projeto Sinaleiras, uma iniciativa que envolve 13 órgãos governamentais do Estado, em parceria com o Ministério Público do Trabalho, e três secretarias da Prefeitura Municipal de Manaus (PMM) e a Associação Beneficente O Pequeno Nazareno.

O projeto atendeu 125 crianças e adolescentes e 66 familiares, entre pais, mães e responsáveis que receberam orientação psicossocial e participaram de palestras sobre combate ao trabalho infantil, acesso ao Programa Bolsa Família e fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, para que não permitam o retorno das crianças e dos adolescentes às sinaleiras. Foram realizados 4.687 atendimentos nas áreas da assistência social e jurídica, educação básica e profissionalizante, saúde, cultura, esporte e lazer.

 

PORTAL DO AMAZONAS.COM

REDAÇÃO- (92) 3877-4539 contato@portaldoamazonas.com / socorromaia@portaldoamazonas.com/danielmanauara@portaldoamazonas.com

Related Articles

Check Also

Close
Close