Governo do Amazonas entrega mais de mil equipamentos para PCDs na Policlínica Codajás

Facebook
Twitter
WhatsApp
FOTOS: Arthur Castro/Secom

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), realizou, nesta quarta-feira (07/12), a entrega de 1.420 equipamentos para Pessoas com Deficiência (PCDs) cadastradas no Centro Especializado em Reabilitação tipo IV (CER IV) da Policlínica Codajás.

Durante o evento, 100 usuários que aguardavam na fila foram contemplados com cadeiras de rodas, cadeiras de banho, cadeiras de roda monobloco adulto e infantil, cadeiras de rodas juvenil, cadeiras de banho reclináveis, cadeiras de banho com recipiente, cadeiras de banho com aro de propulsão, cadeiras de banho obeso, entre outros itens.

O secretário de Estado de Saúde, Anoar Samad, destacou que a entrega é emocionante para as famílias beneficiadas, pois com a chegada dos equipamentos em casa, a locomoção dos familiares PCDs será maior, favorecendo a qualidade de vida dos mesmos.

“Temos total gratidão ao governador Wilson Lima, que segue nos dando apoio nessas ações. A entrega dos equipamentos vem diminuir a limitação de locomoção devido à deficiência desses pacientes. É a segunda vez que estou fazendo essa entrega e vamos trabalhar para ampliar, pois isso realmente muda a vida das pessoas”, ressaltou o secretário.

FOTOS: Arthur Castro/Secom

Zerar fila de equipamentos

Segundo o diretor da Policlínica Codajás, Ráiner Figueiredo, as entregas feitas a partir de agora irão zerar a fila de espera por estes equipamentos.

“Nós estamos seguindo uma fila, que é monitorada pelo Ministério Público, e com a aquisição e entrega dessas cadeiras, nós conseguiremos praticamente zerar a fila até o primeiro semestre do ano que vem. Se o paciente cuidar muito bem da cadeira, é possível que ela dure de cinco a 10 anos”, explicou.

Além do recebimento da cadeira, cada paciente e seus acompanhantes receberam treinamento sobre cuidados e higienização dos itens. Se bem conservado, cada equipamento pode ter durabilidade de até 10 anos. As entregas aos demais pacientes beneficiados pelo programa serão realizadas de forma gradual e por agendamento.

Pacientes Beneficiados

O industriário Cledison Pereira, 43, aguardava desde 2021 a chegada da cadeira de rodas e de banho da mãe, a aposentada Oscarina Pereira, 86. Ele explica que a idosa hoje vive um dia de felicidade, já que nunca teve um equipamento antes.

“Minha mãe sofreu um AVC e não tínhamos cadeira de rodas, por isso carregávamos ela ou emprestávamos a cadeira de rodas do vizinho. Só temos a agradecer a todos e, agora, ela poderá passear conosco e está muito feliz”, disse.

FOTOS: Arthur Castro/Secom

Centro de Reabilitação

O CER IV recebe recursos do Governo Federal para atender às pessoas com deficiência. Em 2019, mais de 3.000 pessoas aguardavam na fila de espera por equipamentos que auxiliam a locomoção como cadeiras de rodas, órteses e próteses. Com o apoio do Governo do Estado, foi realizado um planejamento para conseguir reduzir essa espera ao longo dos últimos anos.

Os equipamentos auxiliares de locomoção mais solicitados são as cadeiras de rodas e cadeiras de banho, entregues pelo CER IV/Policlínica Codajás nesta ação.

O Centro Especializado em Reabilitação tipo IV, localizado na Policlínica Codajás, é um ponto de atenção ambulatorial responsável pela reabilitação e habilitação de pessoas com deficiência dos módulos físico (ortopédico, neurológico e com estomias), intelectual, auditiva e visual, e responsável pela dispensação de cadeiras de rodas.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Telegram
Print

MATÉRIAS RELACIONADAS

AMAZONAS

TCE - EM PAUTA

MANAUS

ASSEMBLEIA EM PAUTA

CÂMARA EM PAUTA

SÉRIE O AMAZONAS