Governo apoia ida de estudantes da rede estadual para os Jogos Escolares, no Rio de Janeiro

Competição nacional inicia nesta sexta-feira (29/10), com 17 modalidades

Cerca de 180 estudantes da rede estadual embarcaram, na madrugada desta sexta-feira (29/10), no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, rumo à cidade do Rio de Janeiro, onde acontecem os Jogos Escolares Brasileiros (JEB’s). Ao todo, o Governo do Amazonas apoiou a ida de 217 alunos à competição nacional, que não acontecia há 17 anos. O restante da delegação amazonense já está na cidade carioca.

O evento, que acontece de 29 de outubro a 5 de novembro, é organizado pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), em colaboração com a Secretaria Especial do Esporte, órgão oficial do Ministério da Cidadania. A participação dos estudantes da rede estadual é fruto da parceria entre o Governo do Estado e a Federação Amazonense de Desporto Escolar (Fade).

A jovem Maria Paula Lima, 13, foi uma das alunas que viajaram nesta madrugada. Estudante do Centro Educacional de Tempo Integral (Ceti) Elisa Bessa, ela é atleta de lançamento de dardos. “Espero ganhar uma medalha. Porém, posso ficar em último lugar que ainda estarei muito feliz”, disse Maria Paula.

A adolescente conta que iniciou na modalidade ainda este ano, mas que se sente preparada para representar a rede estadual e o Amazonas. “É minha primeira competição e, mesmo com curto período de tempo, deu para treinar bastante”, frisou a atleta.

Nervosismo – No aeroporto, a estudante Rainandria Rogas, 14, estava duplamente feliz. “Estou realizando dois sonhos, o de competir com meus amigos e o de viajar de avião pela primeira vez”, revelou a também aluna do Ceti Elisa Bessa.

Ela, que competirá no lançamento de martelo, confessa que “se encontrou” na modalidade. “Nunca esperei que fosse praticar, muito menos gostar tanto [risos]. Com certeza vou investir”, concluiu.

Sobre os JEBs – Promovido pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), os Jogos Escolares Brasileiros têm como objetivo promover a integração social, o exercício da cidadania e a descoberta de novos talentos, por meio da participação dos estudantes-atletas brasileiros em atividades desportivas. Eles não aconteciam há 17 anos.

Coloque

Do total de 17 modalidades oficiais, nove são seletivas para os Jogos Sul-Americanos Escolares, que serão disputados em Brasília, em dezembro deste ano: atletismo, basquete, futsal, handebol, judô, vôlei, natação, tênis de mesa e xadrez.

Related Articles

Close