Governador Wilson Lima homologa resultado final de três concursos públicos, somando 387 vagas

Aprovados prestaram concurso para Detran-AM, SSP-AM e PGE-AM; governador também apresentou balanço com mais de 7 mil convocados desde 2019

O governador Wilson Lima homologou, nesta sexta-feira (1º/07), o resultado final dos concursos públicos do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-AM) e Procuradoria Geral do Estado (PGE-AM), totalizando 387 vagas. O governador também apresentou um balanço apontando que 7.653 aprovados em concurso foram convocados para assumirem funções em todo estado, desde 2019.

Wilson Lima também apresentou o status de outros certames em andamento. A lista dos aprovados para os cargos de nível médio e superior estará disponível no site do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), realizadora do certame (www.ibfc.org.br). São 183 vagas.

“É a primeira vez que acontece concurso público do Detran, isso é uma forma de dar estabilidade para quem trabalha naquele órgão e, agora, começa a integrar o cargo dessa instituição. A gente tinha uma rotatividade muito grande com as empresas que eram contratadas, com a contratação desses 183, nós temos a possibilidade de termos um quadro permanente e de valorizar quem estuda para participar de concurso”, ressaltou Wilson Lima.

A criação de cargos no órgão faz parte do plano de valorização dos recursos humanos da segurança pública implementado pelo governador e que consta no Plano Estadual de Segurança Pública, executado pelo programa Amazonas mais Seguro.

Além do Detran, que nunca finalizou um concurso, outras instituições do sistema abriram seleções, como a Polícia Militar, a Polícia Civil, o Corpo de Bombeiros, além da SSP, que teve o resultado do concurso também homologado. A convocação dos aprovados para posse vai ocorrer ao longo do segundo semestre de 2022.

SSP

Para atuação na Secretaria de Estado da Segurança Pública, a homologação para os 160 aprovados estará disponível em https://conhecimento.fgv.br/concursos/sspam21. As provas foram realizadas em março para mais de 16 mil candidatos.

PGE

O resultado final do concurso público para provimento de cargos do quadro de pessoal permanente do órgão será divulgado na página da Fundação Carlos Chagas (www.concursosfcc.com.br). As provas ocorreram no dia 17 de abril, quando quase 8 mil candidatos concorreram a uma das 44 vagas ofertadas, sendo 37 para ampla concorrência e sete para Pessoas com Deficiência (PcDs). Trata-se do primeiro concurso público aberto pela PGE-AM, em 50 anos da instituição, para os cargos de atividade meio.

Desde 2016 sem realizar concurso para o cargo de procurador, a PGE-AM realizou as provas objetivas do concurso para cargos de procuradores de 3ª Classe, no dia 22 de maio. O certame prevê três fases. São cinco vagas, sendo quatro para ampla concorrência e uma para Pessoa com Deficiência (PcD). Ao todo, 1.285 pessoas participaram do certame, que prevê remuneração de R$ 24.589,99.

A segunda fase desse concurso vai abranger provas escritas dissertativas e está prevista para acontecer nos dias 16 e 17 de julho. E, por fim, haverá as provas orais, marcadas para ocorrer entre os dias 29 de novembro e 3 de dezembro.

Convocados

Além de realizar novos concursos públicos, o governador também enfatizou a convocação de aprovados em certames já realizados pelo Estado. Em alguns casos, pessoas aguardavam há quase uma década para poder trabalhar para os cargos em que foram aprovados.

Desde 2019, foram convocados 7.653 servidores públicos. Com os novos concursos, abriu-se um total de 2.823 vagas, em 10 órgãos da administração direta. Entre os concursos mais esperados estavam os da Polícia Militar e Polícia Civil, que somaram mais de 190 mil inscrições.

Em 2022, um mutirão de concursos foi realizado. Além de Polícia Militar e Civil, vagas foram abertas no Corpo de Bombeiros do Amazonas (CBMAM), no Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), Secretaria do Estado da Fazenda do Estado do Amazonas (Sefaz-AM), na Secretaria do Estado de Segurança Pública (SSP-AM) e na Procuradoria Geral do Estado (PGE-AM).

Ontem (30/06), foi publicado o edital do concurso público da Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam). Serão 30 vagas disponibilizadas para candidatos de nível superior, com salários de até R$ 6,5 mil. As inscrições acontecem de 18 de julho até as 22h do dia 16 de agosto de 2022, pelo site do IBFC. As provas estão previstas para 19 de setembro.

Related Articles

Check Also

Close
Close