Questionado sobre a crise hídrica e energética registrada na Região Sudeste, o governador José Melo, sugeriu levar água do Rio Amazonas para São Paulo e outros estados que sofrem com falta d’água. Para Melo, se obras para o fornecimento fossem realizadas, em dez anos, eventuais crises hídricas poderiam ser solucionadas com utilização das águas de rios que passam pelo estado da Região Norte.

“O Brasil tem muitos investimentos no setor de geração de energia e de abastecimento, mas que não andaram na medida e velocidade que deveriam. Sei que existem aí muitas dificuldades de ordem ambiental e financeira, mas eu acho que o Brasil pode resolver esse problema com o Amazonas”, avaliou.
A proposta do governador é levar água de rios do Amazonas para as regiões que sofrem com abastecimento, com o Nordeste e o Sudeste. Uma das ideias é utilizar água de um dos mais extensos rios do mundo e de maior fluxo de água por vazão, o Rio Amazonas.
“Eu sou daqueles que entende que a solução passa pelo Amazonas. Você tem o Nordeste Brasileiro com solos extremamente férteis, mas não tem água. E agora o Sudeste do Brasil padecendo da falta de água. A pergunta que deixo para o Brasil é o seguinte: por que não levar água da Foz do Amazonas, que tem em abundância, para o Sul, Sudeste e, sobretudo, para o Nordeste, onde há solos abundantes e ricos? Não precisaríamos levar água todo dia. Quando no período de chuvas resolvessem a questão do abastecimento dos reservatórios, a torneira estava fechada. Quando isso não acontecesse, o Amazonas estaria lá para socorrer“, afirmou José Melo.