Governador José Melo sugere levar água do Amazonas para o sudeste

Questionado sobre a crise hídrica e energética registrada na Região Sudeste, o governador José Melo, sugeriu levar água do Rio Amazonas para São Paulo e outros estados que sofrem com falta d’água. Para Melo, se obras para o fornecimento fossem realizadas, em dez anos, eventuais crises hídricas poderiam ser solucionadas com utilização das águas de rios que passam pelo estado da Região Norte.

Foto: portaldoamazonas.com/ Edson Piola
Foto: portaldoamazonas.com/ Edson Piola

O Brasil tem muitos investimentos no setor de geração de energia e de abastecimento, mas que não andaram na medida e velocidade que deveriam. Sei que existem aí muitas dificuldades de ordem ambiental e financeira, mas eu acho que o Brasil pode resolver esse problema com o Amazonas”, avaliou.

A proposta do governador é levar água de rios do Amazonas para as regiões que sofrem com abastecimento, com o Nordeste e o Sudeste. Uma das ideias é utilizar água de um dos mais extensos rios do mundo e de maior fluxo de água por vazão, o Rio Amazonas.

Eu sou daqueles que entende que a solução passa pelo Amazonas. Você tem o Nordeste Brasileiro com solos extremamente férteis, mas não tem água. E agora o Sudeste do Brasil padecendo da falta de água. A pergunta que deixo para o Brasil é o seguinte: por que não levar água da Foz do Amazonas, que tem em abundância, para o Sul, Sudeste e, sobretudo, para o Nordeste, onde há solos abundantes e ricos? Não precisaríamos levar água todo dia. Quando no período de chuvas resolvessem a questão do abastecimento dos reservatórios, a torneira estava fechada. Quando isso não acontecesse, o Amazonas estaria lá para socorrer“, afirmou José Melo.

PORTAL DO AMAZONAS.COM

Redação (92) 3877-4538 contato@portaldoamazonas.com

Related Articles

Check Also

Close
Close