Governador José Melo entrega moradias para cerca de 1.200 pessoas na bacia do São Raimundo

FOTO - HERICK PEREIRA / AGECOM

O governador José Melo entregou, na noite desta quarta-feira, 2 de julho, às 20h, mais 222 unidades habitacionais construídas pelo Governo do Estado no bairro São Raimundo e que compõem o planejamento da terceira etapa do Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim), que vai beneficiar cerca de 1.200 pessoas a partir desse mês de julho. O valor total dos investimentos, financiado em parte pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), na terceira etapa do programa é de R$ 400 milhões, com contrapartida do Estado, na construção das unidades habitacionais, de US$ 120 milhões.

Acompanhado do prefeito de Manaus, Arthur Neto e de vários secretários de Estado, deputados estaduais e federais, José Melo destacou a importância social da obra para as famílias beneficiadas. “Hoje é um dia muito feliz. Essas famílias hoje estão aqui recebendo moradia digna. Se tem uma coisa que alegra uma família é ter a paz de morar na sua casa própria e se há uma coisa que alegra o coração de um dirigente é saber que está fazendo esse bem”, disse, lembrando que as obras foram iniciadas pelo ex-governador Omar Aziz.

O governador afirmou que o novo parque residencial vai abrigar parte das famílias que moravam no local, em palafitas e sem qualquer tipo de infraestrutura, além de pessoas que foram atingidas pela cheia nos bairros da Glória, São Raimundo e Bariri. Ele também destacou que até o final do ano mais de 20 mil famílias terão sido beneficiadas com moradias, desde 2010.

Melo também disse que o Governo do Estado vai construir, nós próximos anos, mais sete mil unidades habitacionais e afirmou que será lançado um projeto habitacional voltado especialmente para professores da rede pública estadual de ensino. “Estamos esperando a água descer lá na comunidade Arthur Bernardes para iniciarmos as obras. Também vamos construir em outras áreas da cidade, como no bairro do Nova cidade, na zona norte de Manaus”, informou.

O casal Eurizane Santos de Almeida e Joubert da Silva Cavalcante foi um dos beneficiados nessa etapa. Eles destacaram a felicidade em poder dar, a partir de agora, uma moradia digna para a filha Kimberlly. “Nós agradecemos por estarmos recebendo essa oportunidade. Nós esperamos por isso durante muito tempo”, disse Joubert.

Obras – As ações sociais e obras da terceira parte do Prosamim foram iniciadas no segundo semestre de 2012. Até o mês de junho foram reassentadas 3.372 mil famílias. As habitações padronizadas foram construídas em área, de solo criado, que fica entre a Avenida Presidente Dutra e a rua da Cachoeira.

Projeto – Na Bacia do São Raimundo, a execução de trabalhos está planejada para cinco bairros: Aparecida, São Raimundo, Glória, Presidente Vargas e Centro. As obras e ações sociais devem beneficiar, de forma direta, aproximadamente 4 mil famílias, que somam quase 19 mil pessoas. Indiretamente, as obras que já estão sendo executadas vão contribuir com a melhoria da qualidade de vida de 10 mil famílias, que representam 50 mil pessoas.

Nessa terceira etapa foram construídos ainda 536 metros de sistema viário, com vias de acesso ao parque residencial. A área do local é de aproximadamente 18 mil metros quadrados, dividido em 31 blocos, sendo 25 blocos com seis unidades habitacionais e seis blocos com 12 unidades habitacionais.

PORTAL DO AMAZONAS.COM

Redação (92) 3877-4538 contato@portaldoamazonas.com

Related Articles

Check Also

Close
Close