Governador José Melo e desembargadora Socorro Guedes inauguram maior posto de biometria do TRE-AM em Manaus

Facebook
Twitter
WhatsApp

O governador do Amazonas, José Melo, e a presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM), desembargadora Socorro Guedes, inauguraram nesta terça-feira, 4 de agosto, o maior posto de biometria do órgão na Região Metropolitana de Manaus, na Arena da Amazônia, zona centro-sul de Manaus. Com capacidade para atender até três mil eleitores por dia, o posto vai ajudar o TRE-AM a atingir a meta de fazer a biometria de mais de 1,2 milhão de eleitores da capital.

HER_1596

“É o quarto posto em parceria com o Governo e o oitavo do Tribunal na zona metropolitana nessa iniciativa para buscar a mais absoluta segurança e defender a lisura do pleito”, destacou o governador, durante a cerimônia, que teve a presença do vice-governador, Henrique Oliveira.

Desde março, o governo estadual e o TRE-AM mantém um convênio para ampliação da rede de cadastramento biométrico. Os investimentos previstos são da ordem de R$ 2,4 milhões com recursos oriundos do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Através da parceria, a Agência Amazonense de Desenvolvimento Econômico e Social (AADES) contratou 350 estagiários de nível superior para atuar nos postos de biometria do TRE-AM em Manaus. Seis novos postos serão instalados pelo órgão eleitoral dentro da meta de cobrir toda a capital com a biometria.

A desembargadora Socorro Guedes frisou que o fechamento da parceria com o Governo do Estado para abrir novos postos de biometria é “fundamental” para cumprir a meta de atender toda a região metropolitana até fevereiro de 2016.

Na parceria, o Governo entra com o espaço e o TRE-AM com os funcionários e equipamentos. O posto da Arena da Amazônia contará com cem técnicos do Tribunal em dois turnos, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O atendimento é realizado apenas por agendamento feito no site do TRE (www.tre-am.jus.br). No local, o cadastramento só é válido para os eleitores de Manaus.

Após o encerramento do prazo de biometria do eleitorado da capital, municípios do Careiro Castanho, Autazes e Silves serão atendidos com a biometria itinerante. De acordo com o TRE-AM, cerca de 200 mil eleitores em Manaus já passaram pela biometria. A capital é o maior colégio eleitoral do Estado, com 1,2 milhão de eleitores cadastrados nos cartórios eleitorais, o que representa 55,8% do total de eleitores do Estado. Segundo a presidente do TRE-AM, até as eleições do ano passado o órgão realizou biometria em municípios da Região Metropolitana de Manaus. A expectativa é que nas próximas eleições 72% do eleitorado amazonense já vote com a biometria.

De acordo com o TRE-AM, o recadastramento biométrico consiste na atualização das informações dos eleitores e na coleta dos dados biométricos, como a impressão digital dos dez dedos e foto em alta resolução. O novo título eleitoral representa maior segurança do sistema de votação. Com a tecnologia, o órgão pretende inviabilizar fraudes no processo de votação como a possibilidade de uma pessoa votar pela outra.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Telegram
Print

MATÉRIAS RELACIONADAS

TCE - EM PAUTA

MANAUS

ASSEMBLEIA EM PAUTA

CÂMARA EM PAUTA

SÉRIE O AMAZONAS