A Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (Semasdh) anunciou na última terça-feira, 13, a realização da Semana de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes em Manaus. Este ano será diferente das edições anteriores, em que a secretaria coordenou a caminhada do Dia Nacional de Luta Contra o Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, em 2014, a Semasdh promoverá ações em diferentes zonas da capital.
Gorteh Garcia Ribeiro primeira dama de Manaus e secretária da Semasdh explicou:“Essa é uma das nossas maiores bandeiras, um assunto de extrema importância e que deve ser visto dessa maneira por toda a sociedade. Na verdade, existe uma Campanha Nacional, realizada sempre no dia 18 de maio e que, este ano, teve suas atividades redirecionadas pelo Governo Federal para o dia 21, segunda-feira. Como estamos coordenando o Comitê Pró-Copa, vamos dar uma dimensão ainda maior para esse tema, iniciando nossa programação ainda no domingo, 18, e estendendo durante toda semana para propagar esse grito de alerta por toda a cidade”.
A abertura da Semana acontece às 16h do domingo, 18, no Parque Cidade da Criança, Aleixo, zona Centro-Sul, e vai contar com a participação do prefeito Arthur Virgílio Neto, da secretária da Semasdh, Goreth Garcia, e de diversas autoridades e órgãos ligados à defesa dos direitos da criança e do adolescente, além de representantes religiosos e estudantes. Uma queima de fogos está programada para acontecer no local.
Já na segunda-feira, 19, a Semasdh fará uma ação a partir das 8h, no entorno do Mercado Municipal Adolpho Lisboa. Uma grande caminhada de conscientização está programada para o local. A concentração será em frente ao parque Senador Jefferson Peres e segue até o galpão ao lado do Mercadão.
A avenida Djalma Batista será palco de um bandeiraço, programado para o dia 20, terça-feira, às 8h, no cruzamento com avenida Pará. No local, colaboradores da Semasdh vão distribuir materiais informativos e buscar a conscientização da população para que todos possam unir forças no combate à exploração sexual e de trabalho infantil.
A programação segue com outra grande caminhada, no dia 21, quarta-feira, na rotatória do Produtor, zona Leste de Manaus. A concentração será a partir de 8h e estudantes de diversas escolas municipais e estaduais, além de secretários do município, representantes religiosos e órgãos ligados à defesa dos direitos da criança e ao adolescente, vão participar do evento.
A Semana de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes em Manaus encerra no dia 24, sábado, no bairro Mauazinho, zona Leste.