Gestores avaliam positivamente Encontro Formativo da Secretaria de Educação

Conteúdos abordados foram pensados para dar suporte aos profissionais no retorno às aulas presenciais

O Encontro Formativo de Gestores foi pensado para levar informação sobre as medidas de segurança em saúde no retorno às atividades presenciais e tem cumprido a sua proposta. Nesta quarta-feira (08/07), segundo e último dia de formação, foram abordados os temas “Legislação Educacional: o que muda na avaliação da aprendizagem no período pós-pandemia?” e “Comunicação e interação na ressignificação da gestão escolar”. Gestores da capital e do interior do Amazonas se mostraram satisfeitos com a iniciativa.

Mesmo sem data definida para o retorno das aulas presenciais em Manaus e nos 61 municípios, a Secretaria de Estado de Educação e Desporto está promovendo formações para os educadores se prepararem para receber servidores e alunos após a suspensão do isolamento social.

A gestora da Escola Estadual (EE) Luíza de Vasconcelos Dias, Suelen Marinho, participou do encontro de Itacoatiara, na Região Metropolitana de Manaus. Ela conta que teve casos de alunos e familiares de alunos acometidos pela Covid-19 e que a formação foi importante para entender os pontos que merecem atenção, além da estrutura física da escola, que será adaptada.

“Primeiramente, vamos acolher o nosso professor e demais servidores e orientá-los para o retorno das nossas crianças. Como trabalhamos com o Ensino Fundamental 1, vamos conversar com os pais e mostrar que a escola está organizada para receber nossas crianças. Contaremos, também, com a ajuda da família reforçando toda a orientação repassada na escola. Assim, os pais serão nossos maiores parceiros nesse processo, uma vez que é novo para todos nós”, pontua.

Em Novo Airão, o gestor Júlio Higino, da EE Danilo de Mattos Areosa, participou da formação e considerou as palestras esclarecedoras. Ele teve casos de funcionários com Covid-19 e viu, nos conteúdos, rumos a serem tomados pela escola. “A formação nos mostrou várias possibilidades que, se forem implementadas a contento, vão minimizar nossos problemas. A diminuição do número de alunos por turma e o escalonamento, por exemplo, vimos como algo positivo”, opinou.

Na capital, um dos gestores que participou do Encontro Formativo foi Charles Pereira, da EE Antogildo Pascoal Viana, no bairro Novo Israel, zona norte de Manaus. Para ele, que tem cerca de 1,2 mil alunos, a formação foi necessária.

“As orientações que estão passando transmitem segurança para que possamos adotar medidas que podem fazer a diferença. Espero que, no retorno, possamos ter um ambiente seguro, limpo e que não provoque medo na nossa comunidade escolar. Vamos buscar aliar as medidas que estão sendo passadas adotando alternativas de prevenção em todos os espaços da escola. Buscaremos a contribuição dos professores, pais e dos estudantes para que cada um possa ser um agente de prevenção e combate à Covid-19. Vejo que, nesse momento, o apoio para sustentar as escolas com máscaras, gel e materiais de limpeza é essencial”, observou Pereira.

O Encontro Formativo de Gestores foi realizado, nesta terça e quarta-feira, por meio do aplicativo do projeto “Aula em Casa”, e teve transmissão para todo o Amazonas.

Close