FVS-RCP recebe a coordenação nacional de Laboratórios de Saúde Pública do Ministério da Saúde

Equipe nacional visita sede da FVS-RCP e Lacen-AM

Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) e a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), por meio do Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas (Lacen-AM), recebe, desta segunda-feira (29/11) a quarta-feira (02/12), a coordenação nacional da Rede de Laboratórios de Saúde Pública da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) e do Ministério da Saúde (MS).

A visita tem o objetivo de fortalecer o papel do Lacen-AM como responsável pela Vigilância Laboratorial no Estado, segundo informa a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim. “Os representantes do Ministério da Saúde estão tendo acesso presencial a todo o fluxo e estrutura deste trabalho, que é tão importante e fundamental para a identificação de doenças e obtenção de cenários epidemiológicos no Amazonas”, disse Tatyana.

As equipes nacionais também vão conhecer o Laboratório de Fronteiras de Tabatinga (Lafron), órgão integrante do Lacen-AM. De acordo com a diretora do Lacen-AM, Tirza Matos, a visita é uma oportunidade de apresentar a atuação de rotina da Vigilância Laboratorial do Estado. “A equipe veio conhecer as estruturas in loco e verificar as possibilidades de avanço juntamente com os gestores da Saúde do Amazonas”, aponta Tirza.

A visita contou com os representantes da Secretaria de Vigilância em Saúde, Carla Freitas e Alexandre Vargas, e está sendo acompanhada por equipes técnicas de saúde da Vigilância Laboratorial e Epidemiológica do Amazonas, coordenadas pela FVS-RCP.

Lacen-AM – O Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas (Lacen-AM) é coordenado pela FVS-RCP, e é referência estadual na promoção da saúde com ênfase na qualidade do diagnóstico laboratorial, visando garantir a confiabilidade dos produtos e serviços vinculados à Vigilância em Saúde.

O Lacen-AM atua como Vigilância em laboratório nas doenças de notificação compulsória, de análises de produtos, na área ambiental e água de consumo humano.

Referência – A FVS-RCP é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas. A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus. Os contatos telefônicos da FVS-RCP são (92) 2129-2500 e 2129-2502.

Coloque

PORTAL DO AMAZONAS.COM

Redação (92) 3877-4539 contato@portaldoamazonas.com / socorromaia@portaldoamazonas.com/danielmanauara@portaldoamazonas.com

Related Articles

Close