FVS-AM completa 15 anos com espetáculo especial no Teatro Amazonas

 

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), órgão do Governo do Estado, completa, nesta segunda-feira (03/06), 15 anos de existência. Para comemorar este marco, a FVS ganhou da Secretaria de Estado da Cultura (SEC), nesta terça-feira (04/06), o espetáculo “Mensageiro de Francisco”, com duração de 45 minutos, que será apresentado às 15h, no Teatro Amazonas, no Centro, zona sul de Manaus.
 
A montagem de dança contemporânea apresenta elementos do folclórico amazônico, revelando, por meio de coreografias, as peculiaridades da população ribeirinha do Amazonas. “Mensageiro de Francisco” estreou em março e é encenado pelo Balé Folclórico do Amazonas, dirigido por Conceição Souza.
 
O espetáculo foi coreografado por Eduardo Amaral e é encenado por 24 bailarinos da companhia, que retratam como a religiosidade dos ribeirinhos e a relação com o santo interferem na pesca, nas ações das mulheres e na vida das crianças do local. O repertório conta com canções do grupo Raízes Caboclas.     
 
Patrimônio – Além do espetáculo, a programação de aniversário da FVS-AM inclui roteiro de visita ao patrimônio histórico, com itens e mobiliários, além de novidades como a área de Chapeleiro e até oportunidade de tocar piano, ao final. A programação foi organizada pela Secretaria de Estado de Cultura (SEC).
 
Segundo a diretora-presidente da FVS-AM, Rosemary Costa Pinto, mais de 50% dos servidores ainda não tiveram a oportunidade de conhecer internamente o icônico Teatro Amazonas, símbolo cultural e arquitetônico do Estado. “Estamos unindo esse momento especial, com um momento cultural”, pontuou Rosemary.
 
Reconhecimento – Quem atua junto à FVS-AM reconhece a referência que a Fundação se tornou ao longo desses 15 anos. A enfermeira Izabel Nascimento, a gerente de Imunização da FVS-AM, afirma que a instituição representa um marco histórico na Saúde Pública do Amazonas.
 
Atuando desde o início da Fundação, Izabel aponta que houve melhoria da cobertura vacinal no Estado e das ações de Vigilância em Saúde para doenças, como dengue e chikungunya. “A FVS-AM é extremamente eficiente e atua diretamente com os municípios estratégias diferenciadas para buscar a melhoria da cobertura vacinal, que é um desafio nacional, como forma de garantir a saúde da população em especial os menores de cinco anos”, afirmou a enfermeira.
 
Inspiração – A credibilidade da FVS-AM é, também, fonte de inspiração para vários profissionais que veem na instituição a oportunidade de trabalhar em um órgão referência para a Vigilância em Saúde no país. É o caso do farmacêutico bioquímico Walter André Júnior, que começou a trabalhar na Fundação em maio deste ano, após ser convocado por ocasião de ter sido aprovado no concurso público da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (Susam) realizado em 2014.
 
Segundo Walter, o interesse em ingressar na FVS-AM iniciou há mais de uma década, quando ele começou a trabalhar no interior do Amazonas. A inspiração de trabalhar na instituição nasceu enquanto o farmacêutico desenvolvia pesquisas envolvendo o Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas (Lacen), incluído na FVS-AM. “Todas as vezes que eu vinha entregar as amostras de sorologia no Lacen, despertava o interesse, uma vontade trabalhar, e esse sonho foi realizado agora, graças a Deus, que passei no concurso público”, disse Walter.
 
Referência internacional – O Amazonas é pioneiro ao concentrar todas as diversas Vigilâncias em Saúde em uma única instituição. A FVS-AM é reconhecida como referência pela Organização Mundial de Saúde (OMS), Ministério da Saúde e Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).
A FVS-AM foi criada através da Lei nº 2.895/2004 com a finalidade institucional de promoção e proteção à saúde mediante ações de vigilância epidemiológica, sanitária, laboratorial, ambiental e controle de doenças, incluindo educação, capacitação e pesquisa, para a melhoria da qualidade de vida da população do Estado do Amazonas.

PORTAL DO AMAZONAS.COM

REDAÇÃO- (92) 3877-4539 contato@portaldoamazonas.com / socorromaia@portaldoamazonas.com/danielmanauara@portaldoamazonas.com

Related Articles

Check Also

Close
Close