FMT-HVD recebe nova certificação de excelência do Ministério da Saúde

Instituição é a única no Estado a realizar o exame que avalia a função do sistema imunológico em pessoas com HIV

A Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD) recebeu mais uma vez a certificação de Avaliação Externa de Qualidade (AEQ) para a contagem de linfócitos T CD4/CD8, emitido pelo Ministério da Saúde, tendo sido aprovada com excelência.

A FMT-HVD realizou em 2021 uma média de 20.158 exames de linfócitos T CD4/CD8, sendo a única instituição do Estado que realiza o exame, usado para avaliar a função do sistema imunológico em pessoas com diagnóstico de infecção pelo HIV.

De acordo com o infectologista e diretor-presidente da FMT-HVD, Marcus Vinítius de Farias Guerra, o exame feito pelo laboratório serve para detectar a condição de imunidade de um paciente infectado por HIV e medir se os níveis de infecção estão dentro da normalidade.

FOTOS: Thiago Freire/FMT-HVD

“Através deste exame podemos verificar se o tratamento está sendo eficaz ou precisa de outro tipo de protocolo para que seu sistema imunológico, que já está comprometido, seja melhorado e o paciente receba o tratamento corretamente. Esses dois exames são marcadores do estado imunológico em que o indivíduo se encontra, eles monitoram a evolução clínica de indivíduos infectados pelo HIV”, destacou o infectologista.

Programa – O AEQ constitui um importante instrumento com foco educacional e não punitivo que permite a comparação de resultados entre laboratórios, a identificação de problemas e pode subsidiar ações corretivas e preventivas em um processo de aperfeiçoamento contínuo.

O programa é realizado anualmente e tem como objetivo avaliar a qualidade do laboratório de contagem de linfócitos, aumentando a segurança do paciente.

Related Articles

Check Also

Close
Close