Fiscalização em faixa exclusiva de ônibus começou nesta quinta-feira

A Prefeitura de Manaus quer reduzir em até 40 minutos o tempo de viagem dos ônibus articulados que trafegam pela avenida Constantino Nery, com o uso exclusivo da faixa azul. A fiscalização e autuação de motoristas que desrespeitam a faixa começaram nesta quinta-feira, 19. Implantada há aproximadamente um ano, pela Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), a faixa azul passou por um período de testes para que os motoristas se adequassem às novas regras. Mas, a partir de agora, quem infringir a regra será multado. A infração, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), é considerada grave com perda de cinco pontos na carteira e multa de R$ 127,69.

Imagens: Arlesson Sicsú
Imagens: Arlesson Sicsú

 Antes de multar, a Prefeitura de Manaus fez um trabalho de orientação aos motoristas, com abordagens e divulgação das novas regras, o que foi reforçado nos dias anteriores ao início da fiscalização. “Houve todo um trabalho de orientação nesse início de fiscalização. Então, nós temos uma obediência considerada satisfatória. Ainda temos pessoas invadindo a faixa, mas os agentes estão atentos. Essa é uma ação que visa beneficiar o coletivo da cidade”, afirmou o chefe de fiscalização do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans), Marlos Nicácio.

 Ao todo, são 68 agentes de trânsito, por turno, atuando na via. Segundo dados da SMTU, pela Constantino Nery trafegam três mil veículos em horário de pico. No transporte coletivo, no mesmo horário, são 22 mil passageiros atendidos. Quinze linhas percorrem a avenida, sendo 10 delas cobertas por ônibus articulados, com portas do lado esquerdo, adaptados para o embarque e desembarque nas plataformas centrais. As demais linhas ainda circulam pela faixa da direita, mas serão substituídos gradativamente.

Para quem utiliza o transporte coletivo, a faixa vai diminuir o tempo de viagem. De acordo com o motorista instrutor da empresa Via Verde, Chalim Silva, o tempo de viagem deve diminuir em até 40 minutos.

 Na próxima semana, as avenidas Umberto Calderaro e Mário Ypiranga deverão ganhar faixas preferenciais para os ônibus do transporte coletivo.

 

EMPRESAS

As regras de restrição também valem para as empresas de transporte coletivo. Os ônibus adaptados serão obrigados a usar, exclusivamente, a faixa azul. Fiscais da Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU) estão nas plataformas do sistema BRS (Bus Rapid System) para orientar motoristas de ônibus sobre as regras de circulação das linhas que trafegam por esta via, determinadas pela Prefeitura de Manaus.

 A principal determinação é a de que ônibus que fazem embarque e desembarque nas plataformas, somente podem trafegar na faixa azul e os que fazem nos pontos de parada da direita somente poderão trafegar na faixa da direita. Manobras de ultrapassagem ou de mudança de faixa somente são permitidas aos ônibus em casos de necessidade, onde a faixa em que estão autorizados a trafegar esteja obstruída.

 Exceção para as linhas 540 e 652, que utilizam a pista da esquerda mas, ao seguirem no sentido Centro/ bairro, precisam ir para a faixa da direita após a plataforma localizada em frente ao Millennium Shopping, para poderem fazer a conversão na avenida Darcy Vargas.

 O Manaustrans orienta que se um condutor necessitar entrar na faixa exclusiva para dobrar à esquerda, como o acesso à avenida São Jorge, deverá  sinalizar para acessar o corredor e, em seguida, dobrar à esquerda.

 O trabalho de orientação vai até sexta-feira, 20. A partir de segunda-feira, 23, as empresas que não atenderem às determinações da SMTU serão notificadas e estarão sujeitas ao pagamento de multa estabelecida na lei municipal n.º 1779 de 17/10/2013.

Veja quem pode trafegar na faixa azul

Ônibus articulados

Táxis

Transporte escolar

Ônibus de fretamento

Ambulâncias

Viaturas policiais, dos bombeiros e de trânsito

PORTAL DO AMAZONAS.COM

Redação (92) 3877-4538 contato@portaldoamazonas.com

Related Articles

Check Also

Close
Close