Filhotes de peixe-boi são resgatados no interior do Amazonas

O Batalhão de Policiamento Ambiental resgatou dois filhotes de peixe-boi neste fim de semana. Um animal macho foi localizado em uma comunidade nas proximidades do município de Itacoatiara, interior do Amazonas, no sábado (22).

O filhote tem 90cm de comprimento e peso de 10kg, sendo entregue voluntariamente aos agentes ambientais. O animal foi encontrado por pescadores, enrolado em uma malhadeira, na comunidade do Pombo. Agentes se deslocaram até a comunidade para trazer o filhote a Manaus, ao Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa).

O segundo filhote, também macho, foi localizado neste domingo (23), com 120cm de comprimento e pesando aproximadamente 23kg. Ele foi entregue voluntariamente ao veterinário do Inpa, que acionou o apoio do Batalhão Ambiental para otimizar o resgate.

O animal foi adquirido por um morador do KM 172, da AM-070, tendo em vista que o mesmo seria alvo de futura comercialização. Para evitar uma futura venda do filhote, um homem, de 52 anos, o trocou por pescado e acionou o Inpa, para fazer o resgate.

Os policiais do Batalhão foram até Manacapuru, resgataram o peixe-boi e o repassaram ao veterinário. Em Manaus, ambos os filhotes passarão por processo de adaptação até a sua devida devolução à natureza. O Batalhão de Policiamento Ambiental orienta a população que criar, guardar, transportar, capturar ou caçar animais silvestres sem autorização do órgão competente, configura crime ambiental.


Close