Festival universitário de audiovisual da FMF anuncia segunda edição em novo formato

Pirarucurta aposta em drive-in e transmissões ao vivo da programação em razão da pandemia do novo coronavírus. Promovido pela Faculdade Martha Falcão, evento ocorre nos dias 18 e 19 de novembro, em Manaus - AM

Evento pioneiro em estimular a produção audiovisual de estudantes em Manaus-AM, o Pirarucurta – Festival Audiovisual Universitário, promovido pela Faculdade Martha Falcão (FMF), aposta em novos formatos e alternativas para realizar a programação e premiações de 2020, nos dias 18 e 19 de novembro, em Manaus-AM. A edição deste ano está voltada para os anos 80, com a temática da série estadunidense Stranger Things, e pretende levar o público a uma aventura pelo mundo invertido em meio às terras amazônicas.

Seguindo a temática da série, para a edição 2020, o evento aderiu ao drive-in para encerrar a segunda noite do festival. Popular entre os anos 80, foi um formato que permitiu um novo jeito de assistir filmes ou mesmo adquirir outros serviços dentro do carro. É nesse espaço de lazer e entretenimento que acontecerá o Oscar Amazônico, com a exibição de vinhetas dos curtas-metragens da Mostra Competitiva e premiações, na grande final da mostra competitiva, além de pockets shows.

Foto: Socorro Maia / portaldoamazonas.com – Todos os direitos reservados

Para a coordenadora geral do evento, professora Beatriz Goes, com a pandemia do novo coronavírus, o sistema drive-in se tornou um meio de oferecer conhecimento e entretenimento no momento atual, quando o festival continua em missão de ser espaço de divulgação e democratização da produção audiovisual. “Acredita-se que o cinema é uma ferramenta para difundir diálogos e gerar escutas, conectando experiências, narrativas e potências para transformação social. Este ano, enfatizaremos ainda o debate em torno da nossa cultura amazônica com a exibição de curtas autorais feita por estudantes universitários da região”, enfatizou Beatriz.

Ainda como parte da programação geral do evento, no primeiro dia do festival estão previstas exibições de curtas-metragens da mostra competitiva e o bate-papo sobre os mecanismos de fomento existentes no Brasil, com foco nas possibilidades de acesso no estado do Amazonas. A conversa terá a participação de Carlos Barbosa e Clemilson Farias, integrantes do Matapi – Mercado Audiovisual do Norte, que irão apresentar um panorama dos mecanismos de fomento, demonstrando dados sobre o audiovisual nos últimos sete anos, com foco na região Norte, bem como as políticas públicas implantadas, a descentralização da produção e a importância dos estados e municípios no fomento do setor, na formação e na profissionalização de novos fazedores da cultura, além de disponibilizar cupons de desconto nos ingressos do Matapi, para alunos dos cursos de Comunicação Social da FMF.

Foto: Socorro Maia portaldoamazonas.com – Todos os direitos reservados

Inscrições de curtas-metragens e participante/ouvinte

As inscrições de curtas-metragens encerram no dia 30 de outubro. São aceitas produções audiovisuais feitas entre os anos de 2018 e 2020, com duração de até 15 minutos. Já os interessados em acompanhar a programação dos dois dias do evento, devem realizar inscrição para participante/ouvinte até o dia 17 de novembro.

A organização do Pirarucurta 2020 informa que para participação no segundo dia do evento (drive-in, no Studio 5), além da inscrição, é preciso atentar para a disponibilidade de vagas de carros que ocorrerá por ordem de chegada até atingir a capacidade máxima.

Edital, formulário de inscrições de curtas-metragens e inscrições de participante/ouvinte podem ser acessados no link: https://linktr.ee/pirarucurta

Sobre o Pirarucurta

Realizado desde 2019 no modelo festival, o Pirarucurta é promovido pelos cursos de Comunicação Social da Faculdade Martha Falcão. O evento tem como proposta proporcionar visibilidade e socializar produções audiovisuais de alunos das áreas de Cinema, Jornalismo, Publicidade e Design da região Norte. A primeira edição ocorreu no Centro Cultural Usina Chaminé.

Para ficar por dentro de mais novidades deste ano, acompanhe o Pirarucurta nas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube.

Com informação da Assessoria de imprensa  Acadêmicos de Comunicação FMF – Pirarucurta

Edição: Vanessa Sena

PORTAL DO AMAZONAS.COM

REDAÇÃO- (92) 3877-4539 contato@portaldoamazonas.com / socorromaia@portaldoamazonas.com/danielmanauara@portaldoamazonas.com

Related Articles

Check Also

Close
Close