FEI lança videorreportagem em homenagem pelo Dia Internacional dos Povos Indígenas

O Governo do Amazonas, por meio da Fundação Estadual do Índio (FEI), lançou um vídeo institucional em alusão ao Dia Internacional dos Povos Indígenas, celebrado nesta segunda-feira (09/08).

De acordo com o presidente da FEI, Edivaldo Munduruku, a data comemorativa representa a liberdade de direitos aos povos indígenas, sendo consagrada a mobilizar a sociedade para os cuidados com a riqueza da cultura indígena que está presente na sociedade.

“A Fundação prioriza o bem-estar e a divulgação das realizações indígenas, por ser o leito da nação global, através da rica cultura e direitos humanos. Buscamos manter a harmonia e a celebração das conquistas dos povos indígenas, com orgulho e satisfação”, comentou.

FOTOS E VÍDEO: Amaury Moraes/FEI

Data comemorativa – O Dia Internacional dos Povos Indígenas foi instituído em 1995 pela Organização Mundial das Nações Unidas (ONU). Em 2007, nessa data, houve a aprovação da Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Povos Indígenas. A partir desse momento, foi possível a liberdade de disseminar a educação indígena, permitindo a esses povos manter viva a linguagem e o direito de exercer sua cultura e crenças espirituais.

Os indígenas representam 350 milhões de pessoas em todo o mundo, de acordo com o levantamento de pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), realizado em 2010, número que aumenta a cada ano. No Brasil há mais de 896 mil indígenas, com mais de 300 etnias, abrangendo cerca de 274 idiomas, mantendo a resistência e a liberdade cultural.

No Amazonas existem atualmente 72 etnias e aproximadamente 30 línguas faladas, sendo o estado com a maior diversidade cultural e indígena do Brasil. São Gabriel da Cachoeira é considerada a cidade mais indígena do país, com quatro línguas oficiais.

Related Articles

Check Also

Close
Close