FCecon apresenta aumento de 47% em serviços oncológico

Facebook
Twitter
WhatsApp

Os serviços oferecidos na Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), unidade da Secretaria de Estado da Saúde (Susam), registraram aumento de 47%, de janeiro a novembro deste ano, comparado ao mesmo período do ano passado. Os dados fazem parte do balanço de gestão da FCecon, divulgado nesta sexta-feira (28/12).

Entre os serviços que registraram aumento estão: procedimentos médicos cirúrgicos ambulatoriais, imagenologia, endoscopia, radioterapia, quimioterapia e cirurgias. Os procedimentos cirúrgicos apresentaram aumento de 6%, se comparadas as 2.791 cirurgias realizadas neste ano com as  2.621 em 2017.

Segundo a diretora-presidente da FCecon, engenheira biomédica Ana Paula Lemes, o aumento significativo nos procedimentos cirúrgicos da fundação, tem entre vários fatores, a convocação de cirurgiões que passaram no concurso da Susam de 2014. “Nessa gestão do Governo, tivemos a convocação de pessoas que foram aprovadas em diversas áreas de atuação no último concurso para a saúde do Amazonas. Na FCecon tivemos a convocação de novos quatro médicos cirurgiões, que estão atuando de forma contínua nos procedimentos cirúrgicos que estão agendados. Tivemos também a atuação de uma gestão mais efetiva nos orçamentos, compras e estoque de materiais necessários para as cirurgias”, afirmou.

Dois serviços essenciais para o tratamento de pacientes oncológicos também registraram aumentos importantes, que são os tratamentos ambulatoriais não cirúrgicos da quimioterapia e radioterapia. A quimioterapia registrou, até novembro deste ano, um total de 21.797 atendimentos, aumento de 12% em comparação com o ano passado, quando foram realizados 19.115 atendimentos.

A radioterapia também registrou a mesma porcentagem de evolução, com 65.519 atendimentos em 2018 e 58.178 em 2017. A FCecon prevê o aumento em até 50% no número de vagas no serviço de radioterapia, a partir de 2019, com a implantação do novo acelerador linear, na unidade hospitalar. A Fundação atende cerca de 200 pacientes ao dia e a perspectiva é que sejam ofertadas mais 100 vagas.

Procedimentos ambulatoriais e exames complementares

Um dos serviços que teve aumento de 7% em comparação com o ano passado foi o procedimento médico cirúrgico ambulatorial, que neste ano atendeu 537 pacientes, e registrou em 2017 um total de 498 procedimentos.

Na área de exames complementares de apoio diagnóstico, a FCecon registrou aumento de 3% no setor de imagenologia, que consiste nos exames de mamografia, ressonância, tomografia, ultrassonografia e raio-x. Até novembro deste ano a fundação realizou 27.923 exames e no ano passado foram registrados 27.203.

A endoscopia, exame para obter imagens médicas diagnósticas utilizando-se de endoscópio, realizou 2.142 procedimentos este ano, o que representa uma evolução de 7% em comparação com os 1.988 exames realizados em 2017.

A diretora-presidente Ana Paula Lemes explica que o projeto da FCecon em 2018 foi mapear setores e serviços de maior demanda, para poder avançar na prestação de atendimento médico aos pacientes oncológicos. “Avançamos esse ano e a meta é continuar evoluindo para poder atender os que necessitam dos serviços oncológicos da Fundação. Chegamos a aumentar em quase 50% os procedimentos ambulatoriais, exames, tratamentos e assistência hospitalar”.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Telegram
Print

MATÉRIAS RELACIONADAS

TCE - EM PAUTA

MANAUS

ASSEMBLEIA EM PAUTA

CÂMARA EM PAUTA

SÉRIE O AMAZONAS