Fapeam apresenta ações de CT&I na Feira do Polo Digital de Manaus

Público poderá conhecer parte do trabalho desenvolvido pela instituição no período de 3 a 5 de novembro, no Vasco Vasquez

As ações da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) de fomento à Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) estão em exposição no estande número sete da Feira do Polo Digital de Manaus, que ocorre no Centro de Convenções Vasco Vasques, no bairro Flores. O evento iniciou nesta quinta-feira (3/11) e segue até sábado (5/11), no horário das 14h às 19h.  

Durante o evento, a Fapeam apresenta ao público parte dos projetos apoiados pela instituição, as linhas de atuação que vão desde a formação de recursos humanos, apoio a infraestrutura resiliente e fomento a projetos de CT&I, assim como empreendedorismo de base tecnológica, internacionalização, popularização e difusão da ciência.  

Para a diretora-presidente da Fapeam, Márcia Perales Mendes Silva, a Feira do Polo Digital é um importante espaço de interlocução dos diferentes agentes que compõem o ecossistema de inovação do Amazonas.  

“A Fapeam, como agência de fomento à ciência, tecnologia e inovação, participa desse momento divulgando suas ações e programas que favorecem a produção do conhecimento científico, a formação de recursos humanos, as universidades, incubadoras e os próprios empreendedores, contribuindo para o encontro de soluções inovadoras para os desafios do nosso estado”, destacou a presidente.  

A equipe técnica da Fapeam está presente nos três dias do evento para apresentar e esclarecer dúvidas dos visitantes em relação aos programas e editais da instituição. Só em 2022, a Fapeam lançou quase 30 chamadas públicas e, atualmente, a Fundação está com cinco programas internacionais com inscrições abertas. 

Além disso, apresenta o Programa Centelha Amazonas, que fomenta o empreendedorismo de base tecnológica no estado. Lançada em 2021, a segunda edição do programa recebeu 339 propostas de ideias inovadoras, de 17 municípios do estado.  

Fruto da parceria da Fapeam e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), a expectativa é que ao final do processo de seleção, o Programa Centelha Amazonas 2 apoie 50 projetos de inovação, com recursos de subvenção econômica (não reembolsáveis) de até R$ 60 mil, por projeto, e bolsas de fomento tecnológico e extensão inovadora oferecidas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). 

Feira Polo Digital 

Com o tema “Manaus Global”, a 4ª Edição da Feira do Polo Digital de Manaus acontece dias 3, 4 e 5 de novembro de 2022, no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques. O evento compartilha ainda mais informações sobre o desenvolvimento de produtos na área de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) em Manaus, incentiva novos negócios, apresenta ideias inovadoras, além de difundir avanços técnicos e experiências bem-sucedidas no setor.  

Machado Edson

REDAÇÃO PORTALDOAMAZONAS.COM (92) 3877-4539 contato@portaldoamazonas.com / socorromaia@portaldoamazonas.com/danielmanauara@portaldoamazonas.com

Related Articles

Check Also

Close
Close