A quarta-feira (20) foi de grande movimentação nas unidades de saúde de Parintins com o início da vacinação de crianças de 3 a 4 anos de idade contra a Covid-19. Todas as UBS da cidade e do interior estão disponibilizando a Coronavac para as crianças desta faixa etária, a partir da liberação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Foram colocadas à disposição 3 mil doses do imunizante para esta fase.
O sentimento de pais, mães e outros responsáveis foi de alegria e alívio com a possibilidade de imunização por parte deste público.
Mãe do pequeno Alberto, Manu Mendes afirmou que toda a família aguardava este momento porque a criança sofre de asma e já havia contraído a Covid-19 uma vez. “Ele corria um grande risco de pegar novamente e ficar mal. A gente estava muito apreensivo para que esse momento chegasse e, graças a Deus, chegou. Estou muito grata”, pontuou.
A dona de casa Nilda Trindade, mãe do Cauã Nicolas, disse que o sentimento é de alegria, principalmente porque todos em sua residência já foram infectados pela doença. “Ele está feliz e já está esperando a segunda dose para ficar firme e deixar de usar a máscara. Vamos vacinar nossas crianças, pois nessa doença não é brincadeira. As crianças são o nosso futuro”, contou.
A coordenadora de Vigilância em Saúde, Elaine Pires, juntamente com o secretário Clerton Rodrigues acompanhou a abertura oficial da vacinação em crianças na UBS Tia Leó. Eles afirmaram que é comum a possibilidade de reação após aplicação da vacina, como ocorre em outros casos. Se houver alguma reação anormal, orientam procurar a unidade de saúde que a criança tomou a dose.