Ex-fumantes se tornam multiplicadores de vida saudável

Facebook
Twitter
WhatsApp

Foi afirmando o compromisso de se tornarem multiplicadores de um estilo de vida saudável que um grupo de 55 ex-fumantes participou, na manhã do sábado, 12, do 1º Encontro de Egressos do Programa de Tratamento de Tabagismo de Manaus, realizado no Balneário do Sesc, bairro Campos Elíseos, zona Centro-Oeste.

Foto: Karla Vieira
Foto: Karla Vieira

Além dos egressos e familiares, o evento também reuniu médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais e outros técnicos que fazem parte do quadro de profissionais atuantes nos 15 Ambulatórios para Tratamento de Fumantes, serviço oferecido pela Prefeitura de Manaus.

Marcos ‘Negritude’, 50 anos, fez até uma música em homenagem ao programa e a apresentou para os colegas. Com uma história muito comum aos demais ex-fumantes, ele conta que só se deu conta do vício e da necessidade de parar quando o apelo veio de sua filha. “Quando ela me pediu, eu fui ao ambulatório que funciona na UBS Alfredo Campos, me dediquei e parei. Fumei desde os 12 anos e nunca me saiu da cabeça que o tabagismo é uma doença social e que na infância é que ela é despertada, por isso que tem que ser tratada com o apoio da família. Eu sei que é possível parar sim”, incentivou.

Outra ex-fumante que deu seu depoimento de estímulo foi Maria das Graças Piedade, de 60 anos. Ela conta que fumou por mais de 20 anos e há 7 anos largou o vício com a ajuda do tratamento. “Agradeço a equipe do ambulatório da Franco de Sá e as colegas que fizeram junto comigo o programa, que me ajudaram muito quando eu estava no vício. Consegui levar meu marido comigo um tempo depois e ele também parou”, comemorou.

“O programa de Tratamento de Fumantes foi implantado em Manaus há oito anos, atendendo pessoas que desejam abandonar o fumo utilizando a terapia cognitivo-comportamental. O encontro serve para a troca de experiências bem sucedidas entre as pessoas que conseguiram deixar o fumo, garantindo uma melhor qualidade de vida e saúde para os pacientes”, ressaltou o secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão Neto.

O município de Manaus conta hoje com 21 ambulatórios implantados. Desse total, 15 estão em pleno funcionamento e os demais estão em fase de readequação por remanejamento de pessoal ou reforma. No ano passado, 183 usuários participaram de todas as sessões e 120 deles conseguiram deixar o cigarro”, informou Esterfânia Freitas.

A programação do encontro contou com café da manhã, apresentação musical, exercício de respiração, aula de zumba, sorteio de brindes e certificação dos egressos, tudo acompanhado da animação dos presentes.

O atendimento aos fumantes é realizado em Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e policlínicas nas zonas Norte, Oeste, Sul, Leste e Rural. O serviço oferece atendimento com uma equipe multiprofissional e que pode ser formada por médico, psicólogo, fisioterapeuta, enfermeiro, nutricionista, odontólogo e assistente social, entre outros profissionais. O único pré-requisito para participar do grupo é ter vontade de deixar o cigarro. Os interessados no tratamento podem buscar mais informações pelo telefone 0800 280 8 280.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Telegram
Print

MATÉRIAS RELACIONADAS

TCE - EM PAUTA

MANAUS

ASSEMBLEIA EM PAUTA

CÂMARA EM PAUTA

SÉRIE O AMAZONAS