Estudantes universitários conhecem o trabalho da Visa Manaus em apresentação para cursos da área de Saúde

Facebook
Twitter
WhatsApp
Fotos - Divulgação / Semsa

A Vigilância Sanitária da Prefeitura de Manaus (Visa Manaus) realizou um evento especial nesta segunda-feira, 17/10, com a participação dos alunos dos cursos de enfermagem e farmácia da Faculdade Metropolitana de Manaus (Fametro), na sede da Visa Manaus, no bairro Cachoeirinha, zona Centro-Sul da cidade. O objetivo é mostrar o alcance do trabalho da instituição.

A iniciativa foi do Núcleo de Educação em Vigilância Sanitária (Nuevisa), que vem promovendo uma integração cada vez maior entre a Visa Manaus, órgão ligado à Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), e a área acadêmica. O evento de hoje marcou uma nova etapa nesse esforço. Se antes os técnicos da vigilância municipal visitavam universidades, empresas privadas e outros órgãos públicos para ministrar palestras e apresentações, desta vez a instituição convidou os estudantes a conhecer presencialmente a sua estrutura e as suas atividades.

Gestores de todos os departamentos da Visa Manaus apresentaram as suas áreas de atuação: as Vigilâncias de Alimentos, Medicamentos, Engenharia Sanitária e Serviços de Interesse à Saúde; a Divisão de Controle de Processos; os Núcleos de Segurança do Paciente e Gestão da Qualidade; e a Ouvidoria.

Em falas breves e didáticas, os servidores mostraram como o trabalho da Vigilância Sanitária abrange inúmeros aspectos da vida dos cidadãos, desde a conservação dos alimentos oferecidos em supermercados e restaurantes, à disposição correta de equipamentos hospitalares, das condições de estrutura predial em estabelecimentos ao controle de qualidade em empresas farmacêuticas, o trabalho da Visa Manaus foi apresentado em sua natureza transversal e multidisciplinar.

“Considero essa apresentação um momento ímpar, e muito importante, nos esforços de aproximação entre a Visa Manaus e a comunidade acadêmica, e uma oportunidade para mostrar aos estudantes que a Vigilância, longe de ser um órgão voltado apenas a punir irregularidades sanitárias, tem um trabalho preventivo consistente. Esperamos que, a partir do que foi apresentado hoje, os alunos possam propagar esses conhecimentos, e mudar a percepção da Vigilância Sanitária municipal, mostrando que ela é um elemento fundamental para o reforço da saúde e qualidade de vida da população”, afirmou o diretor da Visa Manaus, Ewerton Wanderley.

Para a professora do curso de enfermagem da Fametro, Genilda Cascaes, a apresentação teve o mérito de apresentar um trabalho muito importante, mas que ainda é pouco abordado nos currículos dos cursos de Saúde.

“A importância desta visita para os acadêmicos foi, além de conhecer o trabalho da Visa Manaus, no âmbito das investigações, das denúncias, de todos os indicadores que nós temos na cidade, o de reforçar o próprio conceito de vigilância sanitária, o quanto ela perpassa as nossas rotinas e precisa ser observada com seriedade”, reflete.

Segundo a gestora do Nuevisa, Ana Felisa Guerrero, outras ações em parceria com universidades de Manaus estão em preparação para os próximos meses, buscando contribuir tanto para a formação de alunos quanto para a produção acadêmica voltada à área de vigilância sanitária.

“A Visa Manaus entende a importância da busca pelo aprimoramento constante dos processos de trabalho e da produção de conhecimento junto à sociedade. Portanto, essa colaboração, mais do que proveitosa, é transformadora para as duas partes. Vamos continuar estreitando e fortalecendo os laços com a comunidade acadêmica, e a população de Manaus, que vai receber um serviço cada vez melhor e mais qualificado, é a grande beneficiária”, explica.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Telegram
Print

MATÉRIAS RELACIONADAS

AMAZONAS

TCE - EM PAUTA

MANAUS

ASSEMBLEIA EM PAUTA

CÂMARA EM PAUTA

SÉRIE O AMAZONAS