Estudantes criam projeto que orienta os usuários do transporte coletivo nas redes sociais

Foto: divulgação/Na Parada Manaus
Foto: divulgação/Na Parada Manaus

Os estudantes da Ufam, Diego Araújo e Kelvin Dinelli, e Gabriel Pinheiro, da UEA, fornecem à população informações diárias sobre o sistema de transporte público de Manaus por meio das redes sociais.

O projeto que iniciou a partir da necessidade do próprio idealizador, Diego Araújo, como usuário do sistema de transporte coletivo. “Eu costumava anotar todos os dados que obtinha das linhas de ônibus”, comentou. Com o tempo, Diego tornou-se um exímio conhecedor da matéria, passando a socorrer parentes e amigos com suas orientações. “Eles sempre me ligavam quando estavam perdidos ou precisavam se deslocar pela cidade”, relembra.

A ideia de compartilhar os dados sobre o serviço público de transporte com a sociedade em geral tomou forma em 2013 quando o estudante cursava a disciplina “Produção e Análise” para a qual deveria criar uma revista temática. “Eu decidi unir o que eu já tinha com o que era solicitado no trabalho final da disciplina. E foi assim que nasceu o ‘Na Parada’”, disse, revelando a origem do título da página do Facebook. “Ele é ligado ao tema e é prático”, acrescentou.

A partir da revista, o estudante decidiu levar o material para o facebook, criando a página (https://www.facebook.com/NaParadaManaus) com os dois amigos, Kelvin e Gabriel, que atuam fornecendo informações sobre o funcionamento do sistema, enquanto Diego cuida, além da atualização da página, trabalha com a programação visual do “Na Parada”. “A gente não tinha grandes pretensões”, admitiu Diego. O projeto humilde recebeu mais de 2 mil curtidas só no primeiro mês, em 2013.

A grande receptividade levou a página para o aplicativo WhatsApp, através do número 9 9474-4060 onde os usuários podem tirar dúvidas sobre as rotas das 217 linhas de ônibus que atendem a população manauara. Diego é quem responde cada uma das solicitações. “As pessoas perguntam tudo, mas as principais demandas são sobre como chegar à área de treinamento do Detran e aos shoppings”, informou Diego.

Para 2015, a equipe pretende alcançar mais pessoas nas redes sociais e conseguir apoio para a criação de um catálogo contendo informações sobre as linhas de ônibus da cidade. “Nós estamos satisfeitos com o trabalho. Nossa intenção é ajudar as pessoas”, afirma o formando de Design.

Twitter.com/naparadamanaus

instagram.com/naparadamanaus 

PORTAL DO AMAZONAS.COM

Redação (92) 3877-4538 contato@portaldoamazonas.com

Related Articles

Check Also

Close
Close