Esquema de segurança garante festival tranquilo na primeira noite

FOTO-ROBERTO-CARLOS-AGECOM-1-500x294

 

Balanço de segurança no primeiro dia do 49º Festival Folclórico de Parintins, na sexta-feira (27) aponta redução de 66% nos registros de ocorrências em relação ao ano passado. Até as 7h deste sábado (28), foram registradas 22 ocorrências, a maioria casos de furto, de acordo com estatísticas do Centro Integrado de Operações (Ciops), da Secretaria Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM). No ano passado, na primeira noite foram registradas 64 ocorrências.

Os números foram apresentados na reunião diária que a Secretaria de Estado de Cultura (SEC) realiza com todos os órgãos envolvidos no festival. De acordo com o secretário de Segurança Pública, coronel PM Paulo Roberto Vital, pequenos furtos, principalmente de aparelho celular e porta-cédulas, e perda de documentos, são a maioria das ocorrências.  “Foram 17 registros de furto nesse primeiro dia. Sabemos que algumas pessoas perdem ou extraviam seus documentos, mas registram como furto”, disse Vital.

Do total de ocorrências, foram registradas ainda um roubo e três lesões corporais leves resultantes de brigas, disse o diretor do Ciops, coronel George Chaves. Segundo ele, a central de monitoramento instalada em Parintins com 20 câmeras contribuiu com o policiamento.

De acordo com o comandante da operação da Polícia Militar em Parintins, tenente-coronel Marcos Brandão, a atuação do policiamento será intensificada neste sábado, quando há um aumento de visitantes. “Estamos nos desdobrando 24 horas para garantir a segurança da população e dos visitantes, conforme a determinação do secretário de Segurança Pública. Vamos fazer todo o esforço para manter o nível baixo de ocorrências dos últimos anos”, disse Brandão.

O tenente-coronel Brandão destaca que pela primeira vez o policiamento no Festival de Parintins conta com a atuação do programa Ronda no Bairro, implantado no município em dezembro do ano passado. Ele ressalta que, para a operação, Parintins recebeu o reforço de 600 policiais militares vindos de Manaus, e conta ainda com outros 220 policiais que já atuam no município.

PORTAL DO AMAZONAS.COM

Redação (92) 3877-4538 contato@portaldoamazonas.com

Related Articles

Check Also

Close
Close