Espi tem novo portal que unifica notícias e serviços para bolsistas e servidores da Prefeitura

Facebook
Twitter
WhatsApp

Os estudantes vinculados aos programas Bolsa Universidade (PBU), Pós-Graduação (PBPG) e Idiomas (PBI), da Prefeitura de Manaus, agora poderão ter acesso a notícias e serviços específicos de cada programa por meio de um único espaço virtual. O novo Portal da Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi) unificou os principais sistemas e serviços no mesmo endereço (portalespi.manaus.am.gov.br), facilitando a vida de bolsistas e candidatos a novas bolsas do Município, além dos servidores em busca de capacitação.

por2Fotos: Marinho Ramos/Semcom

O lançamento oficial do “Portal Espi” ocorreu na sexta-feira, 22,  na sede da unidade, situada à Avenida Professor Nilton Lins, 3.259, Bloco D – Parque das Laranjeiras (zona Centro-Sul de Manaus), em solenidade presidida pela diretora-geral da instituição, Luiza Bessa Rebelo, com a presença de  secretários municipais, autoridades e representantes de entidades parceiras, como Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), Secretaria de Estado da Administração (Sead) e Centro Universitário Nilton Lins.

Uma das mudanças mais significativas entre os sites antigos e o novo Portal Espi, como assegurou Luiza Bessa, foi a unificação de todos os serviços que fazem parte do escopo da Espi. Cada programa – PBU, PBI e PBPG, além da capacitação de servidores e EAD – terá hotsite próprio, vinculado ao portal principal, além da biblioteca virtual. O novo espaço virtual também vai divulgar ofertas de vagas de estágio e emprego no âmbito do Núcleo de Empregabilidade e Carreira (NEC) da Espi.

“Antes, havia um site para a Espi e outro para o Bolsa Universidade. Isso causava um problema porque os serviços estavam em espaços diferentes, o que causava confusão e dúvida aos bolsistas, principalmente em períodos de lançamento de edital, fase de entrega de documentos e remanejamento. Agora, tanto bolsistas quanto servidores terão acesso facilitado e intuitivo a todos os serviços, minimizando dúvidas e efetivando nosso compromisso de capacitar servidores e implementar políticas de inclusão socioeducacional no município de Manaus”, afirmou Luiza Bessa.

O trabalho que resultou no novo Portal Espi foi elaborado conjuntamente pelo Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) e pela Assessoria de Comunicação e Imprensa (Ascom) da Espi durante todo o ano de 2015. A empresa Levier – Consultoria e Design ficou responsável pelo desenvolvimento do layout portal. “A proposta do projeto sempre foi o de facilitar a vida do bolsista, então propomos uma versão nova do site, agora portal, que oferece num mesmo lugar o acesso a todos os serviços realizados pela Espi”, explicou o diretor do NTI da Espi, Diego Michiles.

Capacitação

Os bolsistas da Prefeitura poderão ter acesso, por exemplo, a todo conteúdo referente aos programas: das notícias mais recentes, na página principal, até mesmo link para download dos editais (vigente e antigos), lista atualizada de lan houses credenciadas para inscrição gratuita de candidatos, links para o Portal do Bolsista e ao Portal do Candidato, entre outros recursos disponíveis nas páginas específicas de cada um dos serviços da Escola.

Do mesmo modo, os servidores públicos, efetivos ou não, e os próprios bolsistas interessados em cursos de capacitação e aperfeiçoamento terão acesso facilitado a informações sobre as atividades da Escola, aos processos de inscrição em cursos, palestras e oficinas. Os serviços de capacitação estão divididos em duas modalidades: “Ambiente EAD” e “Capacitação”. Nestes dois serviços, os internautas poderão conferir os cursos com inscrições abertas, as páginas para a inscrição e link, no caso da modalidade de ensino a distância, para a plataforma virtual da Escola.

Notícias

A estrutura da área de notícias, que fica na página principal, também foi melhorada e ampliada, e contará, além das tradicionais matérias e reportagens, com espaço específico para galerias de imagens de cursos e eventos. “Redesenhamos a área de notícias, tornando o espaço mais amigável e de leitura facilitada. As notícias da Espi contarão com textos jornalísticos para tornar mais claro o entendimento dos programas e divulgar ainda mais os trabalhos de capacitação da Escola”, afirmou o jornalista Mário Bentes, assessor de comunicação e imprensa da Espi.

Além disso, o portal terá uma rede de articulistas. Entre os colaboradores já confirmados está a secretária de Educação do Município, Kátia Helena Schweickardt; a professora da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Maryângela  Aguiar Bittencourt; o assessor de Planejamento da Espi, Manoel Carlos; a coordenadora dos programas de inclusão socioeducacional da Espi, Andreia Brasil, e a própria diretora-geral da Escola, Luiza Bessa Rebelo.

Outra novidade é o espaço chamado “Rádio Espi”, que vai destacar os mais recentes podcasts com notícias da Espi produzidos pelo Departamento de Rádio da Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom). A comunicação interna não foi esquecida: uma área vai mostrar todos os aniversariantes do mês corrente – entre servidores efetivos, comissionados e estagiários.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Telegram
Print

MATÉRIAS RELACIONADAS

TCE - EM PAUTA

MANAUS

ASSEMBLEIA EM PAUTA

CÂMARA EM PAUTA

SÉRIE O AMAZONAS