Espetáculo natalino marca lançamento da Cartilha de Enfrentamento à Violência Contra a Pessoa Idosa

Facebook
Twitter
WhatsApp

Com o intuito de conscientizar a sociedade sobre os direitos dos idosos no estado, o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), realizou, na quarta-feira (07/12), um espetáculo natalino que marcou o lançamento da Cartilha de Enfrentamento à Violência Contra a Pessoa Idosa. A iniciativa ocorreu no Teatro da Instalação, Centro, zona centro-sul de Manaus.

FOTOS: Vitor Lima/Sejusc

Coordenado pela Secretaria Executiva Adjunta de Direitos da Pessoa Idosa (Seadpi), a cartilha visa mostrar para a população amazonense, a forma solidária e empática de atuar com os idosos, reconhecendo e garantindo seus direitos humanos, além de incentivar a denunciar as diversas formas de violência contra esse público. A cartilha já está disponível no site da pasta (http://www.sejusc.am.gov.br/).

O secretário titular da Sejusc, Emerson Lima, destacou os trabalhos desenvolvidos pela pasta em prol dos idosos e afirmou que a cartilha é uma determinação do Governo do Amazonas.

“O governador Wilson Lima tem um olhar sensível para essa política pública da pessoa idosa. Ele tem apoiado vários projetos como, por exemplo, o Ônibus do Idoso, o Idoso Empreendedor, entre outros. E hoje é a coroação disso, com o lançamento da Cartilha de Enfrentamento à Violência Contra a Idosa, de suma importância para a população, porque orienta e indica os direitos desse público, além de fortalecer a rede de proteção e assegurar seus direitos “, disse o gestor.

A secretária executiva adjunta de Direitos da Pessoa Idosa, Luciana Andrade, ressaltou que 90% dos casos de violência contra os idosos acontecem no seio familiar. E reforçou que a cartilha é uma forma de informar os direitos dessa classe para a sociedade.

“A maioria dos casos contra os idosos é praticado pelas famílias, muitos nem sabem que têm seus direitos garantidos e a cartilha vem, de forma muito didática, para que eles se familiarizem e, assim, possam identificar as diversas formas de violência contra eles, bem como traz todos os canais de denúncias “, ressaltou Luciana.

FOTOS: Vitor Lima/Sejusc

Vida e Saúde do Idoso Ativo

Durante o evento, a Seadpi realizou a apresentação do Espetáculo Natal, Luz e Esperança do Idoso Ativo, estrelado por idosos, que marcou o encerramento das atividades dos grupos do projeto Vida e Saúde do Idoso Ativo, da capital e Região Metropolitana, para o ano de 2022.

O espetáculo atuou positivamente na vida dos idosos, por meio do projeto Vida e Saúde do Idoso Ativo, tendo em vista que muitos saíram de um momento pós-pandemia, trouxe esperança de dias melhores e inclusão para as pessoas idosas do Estado.

“Nós ficamos quase dois anos em casa, por conta da pandemia da Covid-19. E quando surgiu a ideia de reabrir o projeto Vida e Saúde do Idoso Ativo foi maravilhoso para todos. Como coordenadora posso dizer que isso aqui faz muito bem para os idosos. Em nome de todos os grupos, agradeço ao Governo do Estado por olhar por nós “, disse Rossy Xavier, coordenadora da Associação Theodoro Garrido da Colônia Oliveira Machado, que tem 25 anos de projeto, ao assegurar que nunca tinha vivido algo tão bom ao longo do tempo.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Telegram
Print

MATÉRIAS RELACIONADAS

AMAZONAS

TCE - EM PAUTA

MANAUS

ASSEMBLEIA EM PAUTA

CÂMARA EM PAUTA

SÉRIE O AMAZONAS