A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) realiza, neste sábado, 21 de março, serviço de triagem para tratamento endodôntico (canal) gratuito. A ação é realizada pela segunda turma do curso de Especialização de Endodontia da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA).

O objetivo é atender pacientes que precisam realizar o procedimento, mas não têm condições financeiras para isso. A média de um tratamento de canal é de aproximadamente R$ 1 mil.
Os atendimentos serão realizados uma vez por mês, das 8h às 12h, na Policlínica Odontológica da UEA, localizada na Avenida Castelo Branco, nº 1780, bairro Cachoeirinha, zona sul. Para participar da triagem, é necessário levar um documento de identidade com foto.
A coordenadora da especialização, Neylla Teixeira Sena, ressaltou que, apesar da quantidade de cursos, a área da endodontia ainda é carente de profissionais. Segundo a professora, as especializações da UEA estão no mesmo nível dos cursos oferecidos em grandes universidades do país como Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Universidade do Estado de São Paulo (USP).
“As tecnologias mais avançadas na Endodontia são utilizadas na especialização da UEA. A demanda de pacientes é grande e os cursos de especialização geralmente conseguem promover mais atendimentos, incluindo os casos complexos”, disse Sena.
Neylla destaca, também, que é importante o paciente não faltar o tratamento. “Ao faltar um dia de tratamento o paciente tira o lugar de uma pessoa que está precisando do atendimento”, completou.
Para o acadêmico da especialização, o cirurgião-dentista Danilo Marinho, desde o primeiro módulo os resultados já eram refletidos nos atendimentos de seus pacientes.
“Aqui nós aprendemos dicas que otimizam o trabalho do profissional que está participando da especialização. Outro fato importante é o contato com profissionais de outras áreas como da Saúde Coletiva. Com isso, aprendemos a resolver problemas relacionados a Endodontia”, disse o cirurgiã-dentista e aluno do curso, Danilo Marinho.