Escolas públicas estaduais apostam na criatividade para incentivar a prática da leitura

Facebook
Twitter
WhatsApp

Foto: Divulgação

Atividades que visam incentivar o hábito da leitura e da escrita fazem parte dos projetos pedagógicos das escolas públicas estaduais de ensino. Sob o assessoramento da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), com esta finalidade, muitas unidades de ensino estão usando da criatividade para alcançar seus objetivos.

“Sarau literário”, “Trilhando para o Sucesso na Aprendizagem da Leitura e da Escrita”, “Cônego Arte Poesia: despertando a leitura”, “Resgatando a leitura como fonte de prazer e desenvolvimento”, “Leitura e interpretação de poesias” e “Mostras de produção de textos através da dança, teatro, poesia” são algumas das iniciativas organizadas pelas escolas da Coordenadoria Distrital 1 da Seduc em Manaus.

Conforme a coordenadora distrital, Chirley Costa, os projetos atendem tanto a alunos do ensino fundamental quanto aos do ensino médio. “Além de contribuir no desenvolvimento intelectual, essas atividades formam leitores competentes em diferentes situações do uso da Língua Portuguesa”, afirmou à coordenadora.

Um dos projetos bem sucedidos é o “Trilhando para o Sucesso na Aprendizagem da Leitura e da Escrita”, que vem sendo desenvolvido pela escola estadual de tempo integral Helena Araújo. O projeto alcança 148 crianças matriculadas entre o 1º e o 5º ano do ensino fundamental.

A pedagoga e idealizadora do projeto, professora Raymunda Luciete Brasil, conta que o incentivo à leitura ajudou a melhorar o desempenho dos alunos na disciplina de Língua Portuguesa. “O projeto foi desenvolvido pensando em melhorar o rendimento dos estudantes e despertando neles o gosto pela literatura”, destaca.

Raymunda Luciete explicou ainda que em sua metodologia o projeto ocorre de forma interdisciplinar, com professores de várias disciplinas contribuindo de forma direta no desenvolvimento das oficinas. “Oferecemos temáticas de acordo com o nível de desenvolvimento sociocognitivo dos alunos. Esse processo nos assegura o avanço na aprendizagem deles”, afirmou ela.

Para uma melhor compreensão do aluno, o projeto é aplicado em quatro etapas que inicia no começo do ano com a realização de oficinas e culmina com a realização de uma mostra cultural na qual participa toda a comunidade escolar.

Aplicado em quatro fases, o projeto oferece atividades com apresentações de trabalhos voltados à Literatura Clássica Infantil, Biografias, Fábulas, Literatura de Cordel, Música, Canções, Poemas, Notícias, Lendas, Trava-Língua, Quadrinhos, Receitas, Cartas, Bilhetes, Cartões Postais e outros tipos de gêneros da Mídia.

Outro projeto desenvolvido com êxito é o “Sarau Literário” voltado para alunos do ensino médio. O projeto vem sendo aplicado em muitas escolas, entre elas o Instituto de Educação do Amazonas (IEA). Nesta instituição o próximo sarau ocorrerá no dia 3 de outubro e antecipando-se à realização do evento, alunos e professores já desenvolvem atividades voltadas para a produção de poesias e músicas.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Telegram
Print

MATÉRIAS RELACIONADAS

TCE - EM PAUTA

MANAUS

ASSEMBLEIA EM PAUTA

CÂMARA EM PAUTA

SÉRIE O AMAZONAS