Escola municipal Olga Figueiredo, da Prefeitura de Manaus, alcança Medalha de Ouro na Olimpíada de Geografia e Ciências da Terra

A equipe formada pelos alunos do 9º ano do ensino fundamental, Erick Roberth Sousa Serna, Josafá Teixeira da Cunha e Aline Malveira da Silva, da escola municipal Olga Figueiredo, da Prefeitura de Manaus, na comunidade Alfredo Nascimento, bairro Cidade de Deus, zona Norte, foi a primeira colocada na rede pública de ensino do Estado do Amazonas na Olimpíada Brasileira de Geografia e Ciências da Terra, via on-line.

Promovida pela Universidade Federal de Alfenas, de Minas Gerais (MG), a unidade de ensino da Secretaria Municipal de Educação (Semed) vai representar o Estado na fase nacional de forma presencial, que será realizada de 25 a 27/11, na Universidade Estadual de Campinas, no interior de São Paulo (SP).

Para conquistar a Medalha de Ouro e chegar à última fase, a escola Olga Figueiredo participou de duas etapas em âmbito estadual. A primeira foi realizada de 8 a 15/8, com a realização de uma tarefa (vídeo) e 25 questões objetivas, obtendo 26,92 de pontos pela coordenação. Já na segunda fase, de 22 a 26/8, a unidade escolar teve pela frente duas tarefas (vídeos) e 15 perguntas, tendo obtido 37,65 de pontuação.

Para o professor de Geografia, João Carlos Ferreira Júnior, que faz parte da equipe, junto com os três alunos, o resultado é fruto do trabalho pedagógico com os alunos de muita dedicação e esforço para chegar entre as melhores do país.

“É um momento de grande felicidade e orgulho da escola, do trabalho que a gente vem realizando. É uma equipe bastante esforçada com alunos comprometidos, que vem trabalhando há alguns meses, desde o início das inscrições das Olimpíadas. É algo inédito para a gente, pois é a primeira vez que estamos participando. É uma equipe de alunos do 9º ano disputando com outras equipes do ensino médio, e é um mérito gigantesco representar o Amazonas em Campinas, na fase nacional”, ressaltou.

A aluna do 9º ano, Aline Malveira da Silva, 15, que estuda na escola desde o 3º ano, ficou feliz com o resultado, mas principalmente de poder representar o Amazonas na fase final com as melhores unidades de ensino, seja pública ou particular do país.

“A gente ficou muito impressionado, porque é a primeira vez que a gente participa de uma Olimpíada. A gente está competindo com alunos do ensino médio, pois ainda somos do 9º ano e ganhar uma Medalha de Ouro é muito gratificante, porque a gente se esforçou para isso e espero que consigamos avançar”, salientou.

Há 11 anos estudando na escola, o aluno do 9º ano, Erick Roberth Sousa Serna, 15, disse que a primeira colocação da rede pública no Estado mostra todo o esforço da equipe, mas principalmente, que uma escola da periferia, também tem bons talentos nos estudos.

“Foi uma preparação bem difícil, porque foram várias quintas-feiras de muitas horas de estudo e até passando da hora, mas valeu a pena. É uma escola pública, porém, as pessoas têm esse jeito de falar que a gente nunca aprende nada em escola pública por ser de periferia. A gente está mostrando que somos capazes, mesmo sendo da periferia, mas com foco e determinação, a gente consegue tudo”, concluiu.

Na próxima terça-feira, 20/9, o professor de Geografia, João Carlos, vai participar de uma live, no canal do YouTube, das Olimpíadas de Geografia com os organizadores para tratar de assuntos da fase final. A equipe da escola do município de Manaus terá atividades práticas, teóricas e de campo. Os melhores da última etapa farão parte da equipe brasileira, que vai participar da 19º International Geography Olympiad 2023, na Indonésia.

Machado Edson

REDAÇÃO PORTALDOAMAZONAS.COM (92) 3877-4539 contato@portaldoamazonas.com / socorromaia@portaldoamazonas.com/danielmanauara@portaldoamazonas.com

Related Articles

Check Also

Close
Close