Escola do Legislativo já capacitou mais de 29 mil profissionais em dez anos

As contribuições da Escola do Legislativo José Lindoso para a sociedade amazonense, entre elas a capacitação de 29.027 profissionais desde sua criação, foram destaque na solenidade de comemoração dos dez anos da Escola, realizada na terça-feira (1º) na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).

sosue homenagem

O dado foi apresentado pelo presidente da Casa, deputado Josué Neto (PSD) que conduziu a cerimônia e também destacou o trabalho desenvolvido pela escola como uma das ferramentas mais importantes no processo de humanização do atendimento prestado pelo legislativo.

De acordo com o presidente, desde sua criação a Escola tem capacitado servidores públicos do Parlamento, e de outros órgãos públicos do Estado e do município, através de parcerias, com a oferta de seminários, cursos profissionalizantes, graduação, pós-graduação e mestrado, além de programas como o “Parlamento Jovem” e “Conhecendo o Legislativo”, que ajudam crianças e adolescentes a entender o funcionamento do Legislativo e do processo democrático. Segundo ele, desde sua criação, em 2005, a Escola já promoveu 985 cursos.

Josué Neto informou que um dos destaques da Escola é a humanização do atendimento ao público, e que esta é uma necessidade constante do serviço público. “Algo dentro do setor público que buscamos todo dia que é a questão da humanização, e a Escola tem tratado bem isso. É muito importante, ainda nos dias de hoje, a gente falar sobre tratar bem as pessoas que procuram a Aleam. Como é bom a gente ser bem tratado”, afirmou.

A diretora da Escola do Legislativo, Jaqueline Ferretii, informou que a Escola vem atuando não só na profissionalização dos servidores, mas também promove a interação com a sociedade, e principalmente na educação cidadã de jovens e adolescentes. Segundo ela desde que Josué assumiu a presidência em 2013, a Escola tem intensificado o programa “Conhecendo o Legislativo”, chegando a receber em média 120 estudantes por dia, e tendo estudantes em todas as sessões, e em número significativo. “Tornamo-nos referência como a única Assembleia Legislativa do Brasil a ter a presença de estudantes em todas as suas sessões, e em número significativo. Isso é exemplo concreto de incentivo à educação política e democrática”, afirmou.

Segundo Ferretti, a Escola já alcançou 317.884 pessoas nos últimos dez anos, sendo 218.648 estudantes de 299 escolas públicas e privadas através do Programa “Parlamento Jovem”. Outras 19.602 participaram do Programa “Conhecendo o Legislativo”.

Durante a solenidade, deputados e diretores da Casa homenagearam gestores e instrutores da Escola que receberam placas e certificados em reconhecimento aos trabalhos desenvolvidos junto à Escola.

A Escola foi criada em 2005, através de através da Resolução Legislativa n° 379, de 29 de novembro de 2005, na gestão do deputado Belarmino Lins (PMDB). Durante o evento, Belarmino disse que a Escola “tem alcançado seu objetivo principal que é capacitar os servidores, melhorar o atendimento a população, e aproximar o parlamento da sociedade amazonense”.

Também participaram da solenidade, os deputados Abdala Fraxe (PTN), Augusto Ferraz (DEM), Carlos Alberto (PRB), David Almeida (PSD), Dermilson Chagas (PDT), e Luiz Castro (REDE).

Durante a solenidade também foi entregue o prêmio de R$ 3 mil a servidora pública Silvia Cristina Nascimento, vencedora do concurso que escolheu o Selo Comemorativo dos 10 anos da Escola do Legislativo. O selo vencedor foi escolhido entre outros 13, por uma comissão de jurados no último dia 12 de novembro. A imagem escolhida será enviada aos Correios para a confecção dos selos, que serão utilizados pela Escola do Legislativo durante todo o ano de 2016.

PORTAL DO AMAZONAS.COM

REDAÇÃO- (92) 3877-4539 contato@portaldoamazonas.com / socorromaia@portaldoamazonas.com/danielmanauara@portaldoamazonas.com

Related Articles

Check Also

Close
Close