Escola do Legislativo e UniAleam realizarão seminário para discutir reforma política

 

SEMINARIO-REFORMA-POLITICA-1-629x381

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), por meio da Escola do Legislativo e da Universidade do Legislativo Amazonense (UniAleam), realizará nesta quinta-feira (27), das 8h às 18h, o seminário: “Reforma Política – uma nova perspectiva para o Brasil que queremos”.

O seminário atende a uma propositura do deputado estadual Marco Antônio Chico Preto (PMN) e acontecerá no auditório Randolph de Souza Bittencourtt da Universidade do Norte (UniNorte) – Laureate Universities, na rua Emílio Moreira, no Centro de Manaus.

A diretora da Escola do Legislativo, Jaqueline Ferreti, explica que a realização do seminário foi um desafio aceito pela Assembleia para realizar essa discussão em torno da reforma política. “Uma propositura do deputado Chico Preto, que será toda organizada pela Escola do Legislativo e Universidade do Legislativo Amazonense (UniAleam)”, assinalou.

O público alvo do seminário são correligionários dos partidos políticos, acadêmicos de direito, serviço social e ciências sociais e demais áreas interessadas, jornalistas, além de profissionais da Assembleia Legislativa.

Confira a programação:

9h às 9h30 – Palestra Magna “Reforma Política: da Constituição de 1988 aos caminhos percorridos pelo Congresso Nacional”, ministrada pelo assessor do Senado Federal e professor do Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), Arlindo Fernandes de Oliveira;

9h30 às 10h – Palestra “O Papel do agente público na reforma política”, ministrada pelo deputado estadual Chico Preto;

10h às 11h10 – Mesa Redonda com representantes de partidos políticos: PT, PROS, PCdoB, PSDB, União Nacional dos Estudantes (UNE), Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Universidade do Estado do Amazonas (UEA), além de um jornalista do Jornal Acritica.

11h10 às 11h40- Plenária

11h40 às 12h – Considerações finais dos palestrantes na primeira etapa do seminário.

14h às 14h40 – Palestra “Reforma Política, sistemas eleitorais e Fidelidade Partidária: Uma análise sociológica”, ministrada pelo sociólogo Alfredo Lopes.

14h40 às 15h20 – Palestra “Financiamento Eleitoral e Partidário”, ministrada pelo jurista Marco Aurélio Choy, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

15h20 às 17h – Mesa Redonda, com presença confirmadas: PMDB, com presença confirmada do senador Eduardo Braga (PMDB), PSB com presença do deputado estadual eleito Serafim Correa (PSB), PSOL, Confederação dos Trabalhadores do Brasil (CTB), um representante acadêmico da UniNorte, representantes do Poder Legislativo (Comissão de Constituição, Justiça e Redação) e do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), com o dr. Leland Barroso de Souza.

17h às17h30- Plenária.

17h30 às 18h – Considerações finais dos palestrantes.

PORTAL DO AMAZONAS.COM

REDAÇÃO- (92) 3877-4539 contato@portaldoamazonas.com / socorromaia@portaldoamazonas.com/danielmanauara@portaldoamazonas.com

Related Articles

Check Also

Close
Close