Encerramento do 63º Festival Folclórico do Amazonas é destaque na agenda do fim de semana da SEC

Encerramento do 63° Festival Folclórico do Amazonas, exibições de filmes, além de espetáculos de dança e teatro fazem parte da agenda nos espaços da Secretaria de Estado de Cultura (SEC) a partir desta sexta-feira (30/08). Confira a programação:

Sexta-feira (30/8)

Finalizando a programação do 11º aniversário do Centro Estadual de Convivência do Idoso (Ceci, na rua Wilkens de Mato, bairro Aparecida), será realizada a tradicional “Tarde Dançante”, com  um “Baile Especial”, a partir das 14h, reunindo um repertório exclusivo de boleros e show musical de Goreth Almeida. A entrada é gratuita.

 Às 18h, no Largo de São Sebastião (Centro), a banda The Stone Ramos realiza um show para o lançamento do CD “Quero ser o Seu Bombom”. Com acesso gratuito, o evento ainda contará com participação especial do rapper Victor Xamã.

 Às 19h, no Centro Cultural Palácio da Justiça (avenida Eduardo Ribeiro, 901, Centro), o Coral Adulto do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro apresenta o evento “Caminho das Águas”. Com o objetivo de refletir sobre a importância da água e a preservação dos rios, foram selecionadas  canções para transmitir a sensação de paz, tranquilidade e de nostalgia que as águas representam. A entrada também é gratuita.

 A partir das 19h30, a programação do 63º Festival Folclórico do Amazonas – Categoria Ouro continua no Centro de Convenções Prof. Gilberto Mestrinho – Sambódromo (avenida Pedro Teixeira, 2.565, Dom Pedro).

Nesta sexta se apresentam no Festival os grupos Brotinhos de Petrópolis (Quadrilha Tradicional); Cabras do Capitão Silvino (Dança Nordestina); Força Jovem (Ciranda); Jaq na Roça (Quadrilha Tradicional); Tradição da Ciranda (Ciranda); Cangaceiros do Valle Perdido (Dança Nordestina); Binha (Ciranda); Waimiri Atroari (Cacetinho); Café da Redenção (Dança Nacional) e Baniwa (Cacetinho). A entrada é gratuita.

 Às 20h, no Teatro Amazonas, acontece a terceira edição do “Festival 5 Minutos em Cena: Circo, Dança, Teatro e Performance”, com a apresentação de 15 cenas de linguagens diferentes. O evento é gratuito e tem classificação livre.

 Todas as atrações são de grupos ou artistas amazonenses, como “Eczema” (Cia Storge), “L0V3” (Grupo Kaus de Artes Cênicas), “Cabô” (Vitor Rocha), “Alfa” (Pedro Pereira e Beatriz Gonçalves), “Multivers” (Acrobacia Manaus), “Cabaret” (Ayla Taynã), “Maculenós” (Sobreira), “Fragmento de Rua Sem Saída” (Erva Daninha), “Os Pintores” (Trupebacia), “Miragem” (Cia Arte 21), “Mundo de Sofia” (Ana Oliveira), “Estrada de Sangue” (La Salle Cia de Dança), “No Balanço do Carimbó” (Arte Sem Fronteiras), “Rito de Passagem” (Índios.com) e “Menina Miúda” (Menina Miúda Produções).

Sábado (31/8)

Às 18h, o Cineclube de Arte da SEC apresenta quatro obras dos cineastas Erismar Fernandes e Roberto Hades, no Cine Teatro Guarany (Vila Ninita, anexo ao Palácio Rio Negro, na avenida Sete de Setembro, 1.546, Centro). A entrada é gratuita.

As obras são: “Quando o Teatro me Encontrou” (2013, classificação livre), “Viagem” (2018, classificação para 10 anos), “A Mesa” (2017, classificação livre) e “Três” (2019, classificação livre), este em estreia na exibição.

 Às 19h, a agência Amazônia Real lança o documentário “Kumuã: os especialistas de cura do Alto Rio Negro”, na Casa das Artes (rua José Clemente, 564, Largo de São Sebastião, Centro de Manaus). O filme narra a história dos especialistas indígenas do povo Tukano. O documentário tem roteiro e direção do jornalista e antropólogo Fábio Zuker. Assina a fotografia e as imagens o fotojornalista Alberto César Araújo. A entrada é gratuita.

Às 19h30, no Teatro da Instalação, a Pajé Cia. de Dança apresenta o espetáculo “Mithus”, com entrada gratuita.  De acordo com o grupo, o “Mithus” realiza uma viagem pelo reino das fantasias mitológicas. A corajosa Psiquê (esposa/amante) luta para executar as “impossíveis” tarefas impostas por Afrodite (sogra/rival). Após os obstáculos enfrentados, Psiquê transforma-se em deusa e habita o Olimpo. A classificação é livre.

 Às 19h, o Festival Folclórico do Amazonas – Categoria Ouro chega ao último dia com as apresentações dos grupos Sonho de Cirandeiro (Ciranda); Cangaceiros de Aparício (Dança Nordestina); Brotinhos do Coroado (Ciranda); Diva na Roça (Quadrilha Tradicional); Visconde (Ciranda); Carinhoso (Bumbá Master B) e Brilhante (Bumbá Master B).

 Às 20h, o grupo Ballet Álvaro Gonçalves apresenta o espetáculo “Trilhar”, no Teatro Amazonas. O espetáculo reúne montagens inspiradoras com uma nova roupagem, ao som de obras musicais emocionantes. A entrada para plateias e frisas custa R$ 80, e para os demais pavimentos, R$ 40. Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do Teatro Amazonas.

Domingo (1º/9)

Às 11h, no Teatro Amazonas, o Corpo de Dança do Amazonas realiza uma apresentação para toda a família com o espetáculo “Carnaval dos Animais”, baseado na obra de Camille Saint-Saëns. A coreografia de Adriana Goes foi inspirada pela sonoridade inocente e infantil. A dança contemporânea, os elementos do cartoon e a caricatura dão a tônica das cenas, nas quais a coreógrafa retrata indivíduos em situações que se assemelham a animais de outras espécies. A entrada é gratuita.

 Às 19h, o Centro Cultural Palácio Rio Negro (avenida Sete de Setembro, 1.546, Centro), será realizado um concerto de abertura para a sexta edição do Festival Internacional de Música de Câmara de Manaus. O evento será apresentado por grupos locais inscritos na programação. A entrada é gratuita.

Às 19h, fechando a programação, o Balé Folclórico do Amazonas realiza mais uma apresentação de “A Dança do Sol”, com entrada gratuita, no Teatro Amazonas. O espetáculo é  inspirado na pesquisa do escritor Mario Ypiranga Monteiro sobre adoração ao sol dos índios arara. A classificação é livre.

Machado Edson

REDAÇÃO PORTALDOAMAZONAS.COM (92) 3877-4539 contato@portaldoamazonas.com / socorromaia@portaldoamazonas.com/danielmanauara@portaldoamazonas.com

Related Articles

Check Also

Close
Close