Em sete meses, Rocam apreendeu mais de 300 armas de fogo durante ações no estado

De janeiro a julho deste ano, policiais militares da Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam) apreenderam 350 armas de fogo durante ações realizadas em Manaus e em municípios do interior do estado. Os dados são do Departamento de Tecnologia da Informação (DTI), da Polícia Militar do Amazonas (PMAM). O número é 18,6% maior que no mesmo período do ano passado, quando foram apreendidas 295 armas de fogo.

A quantidade de munições apreendidas apenas por policiais da Rocam também aumentou. Em 2020, de janeiro a julho, 1.346 munições foram tiradas das mãos de criminosos. Este ano, o número de munições apreendidas em sete meses foi de 2.475.

“Em primeiro lugar, este fato se dá ao incremento no efetivo, desde agosto de 2020, onde foi reativada a 3ª Companhia de Motopatrulhamento Tático (Rocam Motos), agregando um efetivo de 70 homens ao batalhão, chegando ao número de 240 militares integrantes da unidade”, disse o comandante da Rocam, major Igor Reis.

FOTO: Divulgação/SSP-AM

A reativação da Rocam Motos é um dos projetos do governador Wilson Lima para melhorias da segurança pública no estado. Desde junho, outras ações estão em curso com o “Amazonas mais Seguro”, programa governamental criado com base nas metas do Plano Estadual de Segurança Pública.

Outro fator que justifica o aumento no número de apreensões de materiais ilícitos realizados pela Rocam, de acordo com Igor Reis, se dá pela evolução do nível técnico profissional da PMAM, por meio de instruções diárias e cursos de treinamento, que qualificam ainda mais o efetivo e a patrulha da unidade especializada.

As apreensões de carros e motocicletas envolvidos em atividades ilícitas também cresceram. Nos sete meses de 2021, a Rocam apreendeu 71 veículos. Em 2020, no mesmo período, a Rocam havia apreendido 62 veículos.

Flagrantes – Nas ocorrências de prisões em flagrante, ou seja, quando o suspeito é encontrado durante ou até 24 horas após cometer determinado crime, a Rocam contabilizou 418 prisões em 2021. De janeiro a julho de 2020 foram 349 prisões em flagrante efetuadas. O aumento é de 19,7%.

Denúncias – A população pode entrar em contato e realizar denúncias diretamente para os policiais da Rocam, através do Whatsapp (92) 99280-7574.  O major Igor Reis ressalta a importância da participação da sociedade com informações que auxiliem a polícia a atuar de forma mais eficaz, estreitando assim os laços de confiança com a comunidade.

Related Articles

Close