Em Manaus, nível do Rio Negro está a 2 cm da cota de emergência

O nível do Rio Negro em Manaus está a dois centímetros de atingir a cota de emergência de 28,94 metros, de acordo com o sistema de medição do Porto de Manaus, localizado no Centro da cidade. A cota chegou à marca de 28,92 metros, nesta segunda-feira (18).  A Defesa Civil informou que montou um plano de contingência para minimizar os efeitos da cheia na capital.

MANAUS.AM-03-06-14-Prefeitura-cadastra-2mil-famílias-afetadas-pela-cheia.-FOTO.-ASSESSORIA.-DEFESA-CIVIL.-19995

Em Manaus, 15 bairros e 12 comunidades rurais devem ser afetados pelos alagamentos. No interior, 23 cidades decretaram situação de emergência e uma está em estado de calamidade pública (veja abaixo lista de cidades afetadas).

A previsão do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) é que o nível máximo da cheia do Rio Negro, na capital, chegue a 29,62 metros este ano. Se a cota prevista for alcançada, Manaus enfrentará a quarta maior enchente já registrada na capital.

Segundo o engenheiro Civil Valderino Pereira – que há mais de 20 anos é responsável por medir e registrar a leitura hidrogáfica do Rio Negro – o nível do rio tem subido uma média de três centímetros por dia.

Fonte: G1 Amazonas 

PORTAL DO AMAZONAS.COM

Redação (92) 3877-4538 contato@portaldoamazonas.com

Related Articles

Check Also

Close
Close