Em Manacapuru, Detran-AM capacita agentes para promover segurança no trânsito

O Departamento Estadual de trânsito do Amazonas (Detran-AM) concluiu, na última terça-feira (26/11), um curso para formação e atualização de 15 agentes de trânsito no município de Manacapuru (a 68 quilômetros de Manaus). O curso teve a participação de policiais militares e agentes do Instituto Municipal de Trânsito de Manacapuru (Imtrans).

A formação teve como objetivo capacitar e promover a atualização dos agentes de trânsito do município. A capacitação teve 200 horas de duração, com aulas teóricas e práticas, e contou com recursos didáticos e informações relacionadas ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB). As aulas iniciaram no dia 8 de novembro e seguiram até a terça-feira (26/11), no auditório do Detran-AM em Manacapuru.

As disciplinas realizadas no curso foram as seguintes: Legislação de Trânsito, Gestão de Trânsito, Fiscalização de Trânsito, Operações de Trânsito, A Importância do Agente de Trânsito e o preenchimento do Boletim de Ocorrência de Acidente de Trânsito.

A gerente de Cursos e Formação de Servidores do Detran-AM, Helaine Laborda, ressaltou a importância da ação. “O objetivo do curso é legalizar a situação de muitos que já estavam com os documentos vencidos, pois esse, na verdade, foi um curso de atualização para que eles continuem efetivamente como agentes de trânsito. Passando da data, eles não podem atuar. E, além disso, é o de qualificar novos agentes de trânsito, que são policiais”, disse.

O foco também é qualificar os profissionais nos âmbitos estaduais e municipais, para proporcionar um trânsito seguro na cidade. A gerente de Cursos ressalta que as capacitações são de extrema importância para os profissionais da área de trânsito, por terem que estar sintonizados com as mudanças na legislação de trânsito, que a todo o momento sofre alterações.

Qualificação profissional – Na semana passada foi realizado o curso de atualização e qualificação de mototaxistas, também no município de Manacapuru, onde mais de 60 alunos foram capacitados. A capacitação teve carga horária de 25 horas, com aulas teóricas e práticas. O objetivo da ação é qualificar esses condutores, levando a segurança ao trânsito e legalizando a atividades dos profissionais.

Close